Soyo - Um projecto habitacional denominado “Casas de Terra”, que consiste na construção de moradias com recurso a materiais locais como terra, argila, cascalho e o cimento, este último produto como estabilizador, será lançado em Maio deste ano, pela Administração Municipal do Soyo, província do Zaire.
Essa técnica é conhecida como “Tipa de Pilão” e permitirá a construção de casas económicas de tipo T3, no âmbito do programa da auto-construção dirigida.
Em declarações hoje à imprensa, o administrador municipal adjunto para a área Técnica, Infra-Estruturas e Serviços Comunitários, Adelino Kai, explicou que o projecto surge para atender às necessidades habitacionais da população local.
O facto das casas de terra compactadas serem económica e ecologicamente viáveis, resistentes, isoladoras de som e térmicas foram apontadas como vantagens deste projecto habitacional.
Para a sua implementação, o responsável disse que a Administração Municipal estabeleceu parceria com uma empresa local privada, com experiência comprovada para este tipo de projecto.
Em paralelo, disse que serão distribuídos lotes de terrenos aos munícipes que não aderirem às casas de terra compactada para que de forma dirigida possam erguer as suas residências.
“Os que resolverem adquirir lotes de terreno terão que seguir o modelo de residências a ser fornecido pela administração local”, salientou, frisando que o programa da auto-construção dirigida abrange as famílias afectadas pelas chuvas.
O projecto piloto será lançado na zona Militar do Bairro Kitona, segundo Adelino Kai, que fez saber que a área vai contar com os serviços sociais essenciais, com destaque para a energia eléctrica, água potável, arruamentos, entre outros. PMV/JL