Lubango – Três jovens que há mais de dois anos dedicavam-se ao roubo de motorizadas com recurso à arma de fogo nas províncias da Huíla, Namibe e Cunene foram detidos, no fim-de-semana, no Lubango, no quadro da Operação “Páscoa Segura”, por agentes do Serviço de Investigação Criminal (SIC).
Trata-se de indivíduos de 26, 28 e 31 anos de idade, flagrados pelas forças da ordem nas imediações do mercado do Mutundo, arredores do Lubango, suspeitos de fazerem parte de uma rede criminosa envolvida em mais de uma dezena de casos de ataques a moto-taxistas.
Segundo o porta-voz do SIC-Huíla, inspector Segunda Quitumba, o grupo operava nos municípios do Lubango, Matala e Humpata (Huíla), mas estendia a sua acção às províncias do Namibe e do Cunene, para onde vendiam os meios roubados e vice-versa.
Até agora foram recuperadas cinco motorizadas, mas lista das vítimas da rede ascende as dez. O grupo será apresentado ao Ministério Público para legalização da detenção.
Segunda Quitumba assinalou que as investigações prosseguem para localizar outros membros da rede e recuperar os bens furtados.
A Polícia Nacional na Huíla tem o registo de 13 roubos seguidos de morte contra moto-taxistas em 2024, crime que vai ganhando corpo, sobretudo na periferia do Lubango, que só no primeiro trimestre foram registados 23, dois dos quais latrocínios.
MS