Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

RNA lança serviço de emissão em streaming

    Angop logo
     Sociedade           
  • Luanda • Segunda, 07 Fevereiro de 2022 | 12h55
Ministro Manuel Homem discursa no acto de lançamento do Streaming da RNA
Ministro Manuel Homem discursa no acto de lançamento do Streaming da RNA
Gaspar dos Santos

Luanda  - A Rádio Nacional de Angola (RNA) lançou hoje, segunda-feira, a emissão em streaming na (internet) das rádios provinciais, em cerimónia orientada pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem.

Serviços de streaming são aqueles que possibilitam a transmissão de conteúdos pela internet, sem a necessidade do usuário fazer download para ter acesso ao filme, música ou livro. Além disso, dependendo do seu plano de internet, não é preciso esperar o carregamento total para começar a usar.

A Rádio Luanda era a única emissora provincial que estava on-line no site da empresa.

Actualmente emitem em "streaming” os canais nacionais Canal A ( RNA), Rádio 5, Rádio Ngola Yetu, Rádio Cultura Angola, as municipais (locais ) Viana, Cazenga e Cacuaco e a RNA Internacional. 

O ministro Manuel Homem, ao proceder ao “click”,  deu início ao envio do áudio produzido em FM para internet a nível das 18 províncias do país e pelo mundo inteiro, ultrapassando, deste modo, qualquer barreira de distância e lugar entre os rádio-ouvintes no que diz respeito aos conteúdos da RNA.   

A plataforma que suporta múltiplos canais de rádio, permite a reprodução de todas as rádios nacionais e um canal internacional.

Manuel Homem reiterou que os desafios da modernização dos serviços da comunicação social no país, fazem parte a lista dos desafios do ministérios que dirige, sendo que a RNA está na vanguarda deste programa de modernização.

O passo dado visa assegurar o acesso e a dinamização da informação nos diferentes canais, que considerou como processo de evolução gradual normal, mas que para a rádio e o país, representam uma mudança de um paradigma que permite que desde hoje se possa ter acesso em qualquer parte do mundo acesso as rádios provinciais.

Explicou que o acesso à rádio em streaming para além de aproximar os ouvintes, representa o trabalho do Executivo que tem como finalidade continuar a garantir que todos residentes no país, continuem a ter acesso a informação.

Realçou que o país tem mais de seis milhões de utilizadores de internet, o que pressupõe ainda um trabalho para continuar a alargar o universo de acesso de utilizadores, pelo que acções combinadas estão em curso como construção de centros de digitalização e colocação de pontos de acesso a internet em vários pontos.  

Lembrou estarem a fazer investimentos para se continuar a ter uma internet mais rápida, acessível e mais segura, apesar de a segurança ser relativa pelo facto de serem diariamente introduzidas no sistema soluções novas.

Para tal, considerou ser preciso o contínuo aperfeiçoamento dos quesitos relacionado a segurança, e no país existem condições que garantem que a infra-estrutura de telecomunicações e que suporta a internet tenha a segurança adequada para as suas necessidades.

Reafirmou o contínuo investimento no sector, pois a segurança exige uma dinâmica maior pelos acontecimentos imediatos bastante rápidos no mundo das comunicações, obrigando também a contínua criação de condições humanas.

“Ainda temos de facto um trabalho muito grande a fazer na literacia digital das pessoas, para lidarem com os comportamentos que a engenharia social tem estado a colocar a nossa disposição”, acrescentou.

Reflectiu que este facto faz com que muito caiam nas “ratoeiras” da internet, pelo pouco conhecimento de como lidar com esses fenómenos, sendo que a literacia é um programa que não se acaba e tem criado inúmeras dificuldades aos cidadãos e as empresas.

Enfatizou ser um trabalho contínuo a se fazer para que o país esteja cada vez melhor no acesso, qualidade e segurança na internet.



Fotos em destaque

Angola desperta interesse de empresários indianos

Angola desperta interesse de empresários indianos

 Segunda, 05 Maio de 2025 | 14h57


Notícias de Interesse

Feira do Emprego no ISPI

Feira do emprego junta 14 empresas no Lubango

 Quinta, 22 Maio de 2025 | 15h04

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+