Huambo – Cerca de 400 reclusos do Estabelecimento Prisional do Cambiote, arredores desta cidade, beneficiaram, esta quinta-feira, de consultas gratuitas de psicologia promovidas pela Secção de Psicologia da unidade penitenciária, em parceria com Associação Provincial dos Psicólogos local.
A iniciativa, que visou a prevenção das doenças do fórum mental no seio da população penal de modo a garantir o seu estado de saúde, enquadra-se na jornada comemorativa dos 44 anos de existência dos Serviços Prisionais, a assinalarem-se no próximo dia 20.
A actividade, que juntou 31 profissionais, contou, igualmente, com a participação de dez alunos do curso de Assistência Social do Instituto de Ciências Religiosas de Angola (ICRA) do Huambo.
Em declarações à ANGOP, o chefe de Secção de Psicologia da Unidade Penitenciária do Cambiote, inspector prisional chefe João Álvaro, destacou a importância desta especialidade de consultas na vida dos reclusos, por mitigar as causas da ansiedade e transtornos psicológicos, tendo em conta a condição dos mesmos.
Nesta conformidade, manifestou a intenção da realização, de forma contínua, de actividade de género.
Ainda no quadro da jornada do 20 de Março, outros 500 reclusos beneficiaram, na terça-feira, de consultas jurídicas gratuitas, numa iniciativa do Conselho Provincial da Ordem dos Advogados de Angola do Huambo.
O Estabelecimento Penitenciário do Cambiote, inaugurado em 2012, com uma capacidade para acomodar 820 reclusos, alberga actualmente mil e 200 presos em ambos os sexos, entre detidos e condenados.
Os Serviços Prisionais de Angola foram fundados a 20 de Março de 1979, na sequência de um protocolo entre o Ministério da Justiça e a então Secretaria da Ordem Interna, hoje Ministério do Interior.
O mesmo visava a transferência dos Serviços Prisionais para o ramo do Interior, constituindo-se, a partir daquela data, o Dia deste órgão, que tem como objectivo trabalhar na ressocialização e integração dos reclusos.
A jornada comemorativa da efeméride, aberta no passado dia 03, cujo acto central será realizado, na próxima segunda-feira, na província do Huambo, decorre sob o lema “Serviços Prisionais, 44 anos firmes na reabilitação, reintegração social dos reclusos, consolidando a produção penitenciária”. VKY/VIC