Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Ravinas ameaçam destruir bens públicos no Muconda

    Angop logo
     Sociedade           
  • Lunda Sul • Quarta, 11 Janeiro de 2023 | 15h14
1 / 2
Progressão de ravinas periga infraestrutura rodoviária (Arquivo)
Progressão de ravinas periga infraestrutura rodoviária (Arquivo)
João Wassamba

Muconda – A impossibilidade de conter a progressão de dez ravinas, por falta de dinheiro, ameaça destruir diversos bens públicos no município do Muconda, província da Lunda Sul, informou, esta quarta-feira, a administradora local, Maria Segunda.

Em declarações à ANGOP, a responsável disse tratar-se de erosões com avanços notáveis na sede municipal do Muconda, nos bairros Tchinege, Muazaza e nas comunas do Cassai-Sul e Chiluange, com nível de progressão que, do ponto de vista técnico, preocupa as autoridades locais.

Explicou que caso não se encontre soluções de contenção, podem destruir infraestruturas religiosas, escolares e comprometer a circulação de pessoas e bens na sede municipal.

Disse que as mesmas estão a progredir, de forma intensa, não obstante os trabalhos paliativos de intervenção que os munícipes efectuaram em algumas ravinas, dentro capacidade técnica e financeira da administração.

Sem revelar o orçamento necessário, a responsável explicou que a contenção destas ravinas exige investimentos, do ponto de vista orçamentais e técnicos, com base no estudo feito sobre o estado das mesmas, pois necessitam de um trabalho mais específico, por possuírem, na sua maioria, mais de 30 metros de profundidade.

Maria Segunda revelou a existência de outras ravinas de pequenas dimensões em todas as sedes comunais, por causa da situação geográfica desta região Leste do país.

A responsável fez saber que, para contrapor a situação, a administração municipal tem estado a trabalhar afincadamente com o Governo local para encontrar solução imediata, uma vez que as ravinas podem avançar mais, tendo em conta as fortes chuvas que caem  na região.

O município de Muconda, dista a 191 quilómetros a nordeste da cidade de Saurimo, tem 42 mil 164 habitantes distribuídos em 11 regedorias, 18 bairros, 12 povoações e 28 aldeias. É constituído por quatro comunas, designadamente, Muconda, Cassai-Sul, Muriege e Chiluange.

 



Fotos em destaque

Angola desperta interesse de empresários indianos

Angola desperta interesse de empresários indianos

 Segunda, 05 Maio de 2025 | 14h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+