Luanda – O Plano Estratégico da Comunicação Social já foi implementado em 72 por cento, faltando o programa de modernização dos órgãos, deu a conhecer, esta terça-feira, em Luanda, o secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas.
A informação foi partilhada durante a apresentação do Plano Estratégico do Subsector 2023/2027, durante o terceiro Encontro Metodológico da Comunicação Institucional do Executivo, promovido pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), no quadro do Plano Nacional de Comunicação Institucional do Executivo 2024/2027.
Segundo o secretário, o plano estratégico do subsector visa a modernização das infra-estruturas da comunicação social com a actualização de equipamentos e tecnologias e a capacitação profissional dos quadros, promovendo o treinamento dos jornalistas e outros profissionais da área, assim como a melhoria da qualidade de conteúdo com a iniciativa a produção de alta qualidade, ética e informativa.
A estratégia tem como objectivo o acesso à informação com a expansão do alcance da informação para as áreas mais recônditas, bem como a sustentabilidade financeira das instituições, criando modelos de gestão sustentável.
Neste quadro, Nuno Caldas referiu que estão a ser levados a cabo estudos para a modernização e expansão do alcance da Rádio Nacional da Angola, a execução do projecto da gráfica regional das Edições Novembro, a modernização da TPA, bem como a questão da nova sede da ANGOP.
Dentro desta estratégia, o responsável referiu que consta do leque de objectivo, para além da capacitação de quadros, a conclusão da implementação do qualificador com vista a oferecer maior dignidade aos profissionais, bem como a operacionalização da Caixa de Providência da Comunicação Social “Dikanza”.
Durante a apresentação, o secretário de Estado referiu que o Plano Nacional de Comunicação Institucional do Executivo visa orientar as acções de comunicação do governo, ao garantir uma informação transparente e eficaz, na busca do fortalecimento da confiança pública.
Participam no encontro, com duração de dois dias, adidos de imprensa, directores provinciais dos gabinetes da comunicação social e dos gabinetes de comunicação institucional e imprensa.
O encontro decorre sob o lema “esclarecer mais, comunicar melhor” e aborda temas relacionados com o Plano Nacional de Comunicação Institucional do Executivo 2024- 2027. ANM/OHA