Caála – O padre Francisco Calembe apelou, esta sexta-feira, à sociedade no sentido de aproveitar o Tríduo Pascal (memoria da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo) para a reconciliação pessoal, familiar e promover a paz nas comunidades.
Em declarações à ANGOP, o prelado católico disse ser um momento exequível para a promoção do perdão, da reconciliação individual, familiar e social, em cumprimento ao mandamento de Jesus Cristo, que oriente o amar o próximo de todo o coração.
Disse que ao longo da Semana Santa os cristãos são chamados à conversão para uma vida em detrimento dos irmãos, sobretudo, os mais carenciados, tanto na fé, como em bens materiais.
Referiu que numa altura em que o amor ao próximo é ignorado e relegado em segundo plano, a Semana Santa e a Páscoa, constituem um momento ideal para seguir o exemplo de Jesus Cristo.
Acrescentou que é necessário o jejum espiritual, ao contrário das restrições de alimentos, como tem sido habitual, cuja prática é feita diariamente, na perspectiva do bem comum.
Para os cristãos, a Páscoa é uma celebração de fé, que marca a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus, e sua vitória sobre a morte.
A mesma comemora a passagem do sofrimento, do pecado e da morte para a vida eterna, através de Jesus Cristo. MLV/ALH