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Jovem desenvolve projecto de troca de plástico partido por bacias novas 

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  • Huíla • Terça, 03 Janeiro de 2023 | 17h27
Huíla: Projecto de compra de resíduos plásticos
Huíla: Projecto de compra de resíduos plásticos
Amélia Oliveira

Lubango- Um projecto de troca de plástico estragado ou partido por banheiras novas, a fim de ajudar as pessoas mais vulneráveis e minimizar o foco do produto em bairros e ruas das cidades do país, está a ser desenvolvido por um jovem empreendedor.

O projecto iniciado há cinco anos em Luanda é desenvolvido pela empresa privada “Adilson Comercial”, do jovem Sabino Mário e até o momento já passou pelas províncias de Malanje, Cuanza Norte, Bengo, Uíge, Bié, Benguela e Huambo

A iniciativa já distribuiu mais de 200 mil bacias de plásticos novas a milhares de famílias e emprega actualmente 32 funcionários.

Em declarações do à ANGOP hoje, nesta cidade, o mentor da iniciativa, que desenvolveu recentemente a actividade na Huíla, explicou que quando chagam a um determinado ponto, fazem chegar a informação e as pessoas aparecem com o seu material para trocar pelas bacias novas.

"Quem tiver quatro cadeiras partidas trocamos por três bacias, uma de 20 litros, uma de oito e outra de cinco. Se não tiver as cadeiras, basta juntar as bacias partidas equivalente ao peso das cadeiras, caso contrário, a quantidade de bacias é reduzida", disse.

Referiu que todo o plástico partido recebido da troca é canalizado para fábricas que produzem materiais com o produto e estas por sua vez, dão as bacias novas que a empresa troca com a população interessada.

 

Justificou que a escolha das bacias dá-se por ser um electrodoméstico muito solicitado pelas pessoas por fazerem parte dos bens primários de uma casa.

Manifestou que se tivessem uma máquina de reciclagem teriam um trabalho melhor, pois o plástico reciclado chega a custar mais caro, do que o material dado como lixo.

Fez saber que diariamente estão a produzir cinco toneladas de plástico e estão a reduzir os focos de lixo de plástico que existem ainda nas cidades e bairros.

Salientou terem três carrinhas que fazem a publicidade e o objectivo é crescer e a cada município continuarem a distribuição de mais de duas mil banheiras, em função da adesão da população.

Acrescentou que tiveram no início alguma resistência dos populares que não entendiam o trabalho da empresa, mas com o tempo a situação foi ultrapassada e já trabalham com a nuance das administrações e Polícia Nacional.



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