Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Governadora do Huambo apela à lealdade dos gestores públicos

    Angop logo
     Sociedade           
  • Huambo • Segunda, 03 Outubro de 2022 | 19h48
Governadora da província do Huambo, Lotti Nolika
Governadora da província do Huambo, Lotti Nolika
Valentino Yequenha

Huambo - A governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, apelou hoje, segunda-feira, aos gestores públicos a pautarem pela lealdade, sentido de missão e de integridade no cumprimento das tarefas, em prol da melhoria do bem-estar dos cidadãos.

A governante fez estas recomendações durante a tomada de posse dos novos membros do Governo do Huambo e dos administradores municipais, recentemente nomeados.

Na ocasião, disse que o momento impõe inúmeros desafios aos gestores públicos, que, por sua vez, devem ter maior comprometimento com a necessidade do bem-estar dos cidadãos.

Por isso, disse, é fundamental que os servidores públicos pautem a sua acção  na lealdade, sentido de missão e máxima integridade na busca de soluções para os desafios da governação, com repercussão na melhoria da qualidade vida do cidadão.

Segundo a governadora, neste novo ciclo, o Governo da província do Huambo será,  absolutamente, implacável contra todos que teimam em “remar contra a maré”.

Lembrou-lhes que a lei constitui o critério fundamental e o limite de tudo que se faz na administração pública.

Lotti Nolika assegurou o governo vai trabalhar na garantia da conclusão de todos os projectos e perspectivar outros voltados para a resolução dos problemas mais candentes da população e dar a respostas às suas preocupações.

"O que se quer agora é trabalho e, acima de tudo, comunicar melhor, em obediência ao lema do governo saído das eleições gerais de 24 de Agosto último, pois é a altura de se prestar contas permanentes”, enfatizou a governante.

A governadora espera, com isto, contar com a entrega e a dedicação de todos os quadros, para concretizar os objectivos das acções traçadas.

Declarou que a recuperação do estatuto de “Huambo cidade académica” , longe do saudosismo habitual, é um dos desafio do Governo local, que augura do novo director do Gabinete da Educação, maior proatividade nas suas acções.

Ao novo director do Gabinete do Ambiente e Serviços Comunitária, a governante lembrou-lhe da necessidade de se  transformar o Huambo em capital ecológica, enquanto  uma meta a atingir, nos próximos cinco anos.

Recomendou, igualmente, ao novo administrador do Huambo, a necessidade de se resgatar a imagem do Cidade Vida da maior metrópole da província com o mesmo nome, através da melhoria do ordenamento urbano, da gestão eficaz do saneamento básico e o combate da expansão do comércio informal, para além da melhoria da rede sanitária.

Lotti Nolika conferiu posse a 16 directores de gabinetes províncias, a 11 administradores municipais e outros 20 adjuntos, ao secretário-geral do Governo da província do Huambo, ao director do Gabinete da governadora, a quatro assessores e uma secretária.

Entre os empossados, destacam-se os novos director dos gabinetes da Educação, (Mário Rodrigues), de Estudo, Planeamento e Estatística (Abraão Pires Feliciano) e do Ambiente, Gestão de Resíduos Comunitários (Bonifácio Vissetaca), assim como os administradores municipais do Huambo (Azevedo Cambiambia), do Cachiungo (Paulo Moma) e do Longonjo (Wilne Ekuikui), enquanto os demais foram reconduzidos.

Esta província tem uma extensão territorial de 35.270 quilómetros quadrados e uma densidade populacional estimada em dois milhões 600 mil habitantes, distribuída pelos municípios do Bailundo, Caála, Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Chinjenje, Ecunha, Huambo, Londuimbali, Longonjo, Mungo e Ucuma.



Fotos em destaque

Angola desperta interesse de empresários indianos

Angola desperta interesse de empresários indianos

 Segunda, 05 Maio de 2025 | 14h57


Notícias de Interesse

Juciene de Sousa, Secretária de Estado para o Orçamento

Lei reforça combate à fraude e evasão fiscal

 Quinta, 22 Maio de 2025 | 11h45

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+