Luanda – O representante do Fundo das Nações Unidas para a População em Angola (Fnuap), Mady Biaye, reiterou o apoio da organização na execução de projectos em prol da juventude angolana.
O responsável falava quinta-feira, à imprensa no final de um encontro a porta fechada com a ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento.
Segundo o responsável, no quadro de cooperação entre o Executivo e o Sistema das Nações Unidas será dada prioridade aos adolescentes e jovens, tendo enaltecido o engajamento do Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD) no reforço no domínio da educação sexual, saúde e saúde reprodutiva abrangente aos adolescentes e jovens, por via do projecto JIRO nas 18 províncias.
O encontro serviu ainda para se identificar novas áreas de cooperação bilateral, tendo em conta a vasta experiência do sistema das Nações Unidas no domínio da protecção dos jovens, bem como analisar o plano de implementação e orçamentação da política para juventude, visto que mesma representa mais de 60% da população angolana.
Segundo o responsável, a agenda do Fnuap, alinhada com a Agenda do Desenvolvimento Sustentável 2030, pretende alcançar três resultados estratégicos: zero necessidades não satisfeitas por planeamento familiar; zero mortes maternas preveníveis e zero violência e práticas nocivas contra mulheres e meninas.
Angola e Fnuap mantém laços de cooperação em vários domínios, com realce para a vertente social (educação e saúde).