Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

ENDIAMA compensa ex trabalhadores mineiros

    Angop logo
     Sociedade           
  • Lunda Norte • Sábado, 28 Outubro de 2023 | 19h01
Área de lavagem de diamantes
Área de lavagem de diamantes
Pedro Parente

Dundo - Dois mil e 423 ex trabalhadores das empresas mineiras que por razões financeiras e técnicas paralisaram as suas actividades nos últimos dez anos, vão receber da ENDIAMA, valores monetários que vão até um milhão e 700 mil kwanzas, a partir de segunda-feira, 30, como compensação.

Trata-se das Sociedades Mineiras do Lucapa, Luarica e Yetwene, bem como dos  projectos diamantíferos do Luxinge e do Fucauma, localizados nos município de Lucapa e Cambulo, respectivamente. 

A informação foi prestada este sábado, no Dundo, pelo coordenador da Comissão Técnica Conjunta do processo de compensação e reenquadramento dos ex trabalhadores das empresas paralisadas,  Felizardo Elias, sublinhando que dos dois mil e 423 mineiros , dois mil e vinte seis já fizeram a prova de vida, faltando 397.

Disse que o processo que teve início em Maio deste ano e termina em Julho de 2024, resulta de um acordo assinado em 2013, entre a direcção da ENDIAMA e o colectivo de ex-trabalhadores das referidas empresas. 

Fez saber que os ex trabalhadores que pretendem renunciar definitivamente, ou seja, que não pretendem ter um novo vínculo contratual com a ENDIAMA, o valor da compensação será de um milhão e 700 mil kwanzas, ao passo que aqueles que pretendem ser reenquadrados numa empresa mineira, receberão Kz um milhão e 200 mil. 

Acrescentou que os ex trabalhadores a serem reenquadrados nas empresas mineiras a escolha da ENDIAMA, terão, para além do valor da compreensão, direito a um subsídio de 120 mil kwanzas, enquando aguardam o seu reenquadramento. 

Segundo o coordenador, os ex trabalhadores que já estão reformados , receberão um milhão e 200 mil kwanzas. 

Já para aqueles ex trabalhadores que estiverem no processo de reforma , irão beneficiar um milhão e 200 mil kwanzas e um subsídio mensal de Kz 42 mil e 826  até a sua passagem definitiva à Caixa Social.

Para além das compensações e reenquadramento, o acordo prevê projectos de empreendedorismo a escolha dos ex trabalhadores e bolsas de estudo, que deverá beneficiar também os seus filhos. HD 



Fotos em destaque

Angola desperta interesse de empresários indianos

Angola desperta interesse de empresários indianos

 Segunda, 05 Maio de 2025 | 14h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+