Dundo - A maior parte das empresas públicas na província da Lunda Norte, registou hoje, segunda-feira, um dia depois da festa de fim-de-ano, um grau elevado de absentismo, afectando a produtividade das instituições.
Segundo constatou à ANGOP, durante a visita surpresa da governadora local, Deolinda Satula Vilarinho, aos gabinetes provinciais, até às 9h00 havia instituições fechadas.
Apenas os funcionários dos gabinetes provinciais da Justiça e dos Direitos Humanos, Estudos Planeamento e Estatística (GEP), Desenvolvimento Económico Integrado, marcaram presença em número considerável.
No final da visita, o vice-governador para o sector social, político e económico, Frederico Barroso, disse que os ausentes vão ser punidos com falta e posteriormente advertidos, conforme o estipulado na Lei Geral do Trabalho.
Movimento na cidade do Dundo
Diferente das instituições, as ruas, mercados, bancos e as Caixas de Pagamento Automático (ATM), que sábado e domingo estiveram quase vazios, já registam o movimento habitual.
Numa ronda efectuada pela ANGOP, notou-se o mesmo movimento no serviço de transporte público, dominado, fundamentalmente, por moto-taxistas.
Nas unidades sanitárias, regista-se também um movimento calmo, sem casos graves , como por exemplo, no Hospital Geral do Dundo “David Bernardino”, onde nas últimas 24 horas foram atendidos 35 pacientes.
Polícia Nacional elogia postura da população
O Comandante Provincial da Polícia Nacional na Lunda Norte, Gerson Miguel, considerou calma e tranquila a situação operativa nas últimas 24h, “fruto do comportamento exemplar e de cidadania dos cidadãos”.
Sem revelar o número de ocorrências no período em análise, disse que não houve casos que colocassem em risco a ordem e a tranquilidade pública.