Luanda – O edifício 41 localizado na Avenida Comandante Valódia, nas imediações do Kinaxixi, em Luanda, desabou, na madrugada deste sábado.
Até ao momento não há informações sobre vítimas humanas.
Efectivos do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) encontram-se no local a remover os escombros do prédio de seis andares.
No entanto, o Governo Provincial de Luanda (GPL), num post publicado na sua página no facebook, avança que uma avaliação preliminar do estado do edifício feita pelas autoridades permitiu a evacuação atempada das 18 famílias, que se encontram alojadas numa unidade hoteleira.
O porta-voz do SPCB de Luanda, Superintendente Felix Domingos, confirma que os moradores dos dois edifícios foram evacuados atempadamente.
O oficial apela aos moradores dos edifícios vizinhos no sentido de retirarem as viaturas no local devido ao risco de incêndios por causa de combustível das viaturas nos escombros e botijas de gás butano.
O SPCB tem no local mais de 150 efectivos a trabalhar na remoção dos escombros.
Fundinvest colabora para apuração das causas
O Fundinveste – Fundo de Investimento Imobiliário, proprietário do edifício 41, afirma estar a colaborar com às autoridades para o apuramento das causas do desabamento do prédio na madrugada deste sábado.
Em nota de imprensa, o fundo aponta como possível causa uma “ruptura da tubagem as redes de distribuição de água do edifício vizinho, que contribuiu para a “perda de capacidade de suporte do solo de fundação” do prédio de seis andares, na Avenida Comandante Valódia.
" Este Fundo encontra-se a trabalhar activamente para obter mais informações sobre o sucedido e as suas causas e para agir em conformidade com os mesmos", lê-se no comunicado chegado à ANGOP.
O edifício, situado na Avenida Comandante Valódia, na zona do Kinaxixi, em Luanda, desabou por volta das 2horas, após os moradores terem recebido um alerta de perigo de desabamento do mesmo no início da noite de sexta-feira, 24. VM