Menongue - A vice-governadora para o sector político social e económico no Cubango, Helena Chimena, destacou, nesta terça-feira, a importância dos laços históricos que são partilhados entre Angola e Cuba, numa cooperação que existe há mais de três décadas e se estende em vários domínios, com maior destaque à Educação e Saúde.
Helena Chimena, que falava durante as celebrações do dia do Triunfo da Revolução Cubana, disse que o governo angolano vai continuar a dinamizar os laços históricos de amizade e cooperação existentes entre Angola e Cuba, em distintas áreas, com o benefício do progresso e do desenvolvimento dos dois povos.
A responsável felicitou, na ocasião, os cidadãos cubanos residentes nessa província, pelos 66 anos do Triunfo da Revolução Cubana, que teve início no dia 26 de Julho de 1953, com o ataque ao Quartel de Moncada, um processo responsável pela tomada de poder da guerrilha liderada por Fidel Castro, no ano de 1959.
Na sua intervenção, o director do gabinete provincial da Saúde, João Chihinga, referiu-se à grande importância que marca os dois povos no que diz respeito à solidariedade, destacando o contributo dos 30 médicos cubanos em serviço nessa região, com maior destaque no Hospital-Geral.
Para este ano, avançou que a província do Cubango vai ganhar um médico Cubano especialista em psiquiatria, uma vez que os casos de saúde mental tendem a aumentar.
Já o representante da comunidade cubana residente nas províncias do Cuando e Cubango, Félix Álvaro, realçou que a relação entre os dois povos está a ser fortalecida cada dia que passa, com maior destaque nos sectores da saúde e educação. LMZ/ALK/PLB