Malanje- Cinco mil bilhetes de identidade, emitidos no I trimestre deste ano, em Malanje, aguardam-se que os seus donos os vão levantar nos postos de Identificação Civil e Criminal, nesta cidade.
A informação foi dada hoje (quarta-feira), pelo delegado provincial da Justiça e dos Direitos Humanos, João de Assunção, durante uma visita do grupo de deputados residentes em Malanje, ao Comité dos Direitos Humanos, Cartório Notarial, Conservatória dos Registos e Identificação Civil e Criminal, que visou constatar o grau de funcionamento desses departamentos.
O responsável disse que esforços estão a ser feitos no sentido de se encontrar os seus proprietários para posterior entrega.
Apelou os requerentes de bilhetes de identidade e registo de nascimento a proceder ao levantamento dos seus documentos, sendo que a instituição não se vai responsabilizar por um eventual extravio dos mesmos.
Precisou que durante o I trimestre deste ano foram efectuados mais de três mil registos de proximidade aos cidadãos nacionais entre crianças, jovens e adultos nas comunidades do meio rural, através das equipas itinerantes.
Sobre a visita dos deputados, João de Assunção disse que foram apresentadas várias preocupações relacionadas com as infra-estruturas, insuficiência de recursos humanos, tendo em conta o surgimento de novos municípios, no âmbito da Nova Divisão Político-Administrativa.
Por sua vez, a coordenadora do grupo de deputados, Ana da Purificação disse que a visita serviu para fiscalizar a instituição, para ajudar o governo a melhorar os serviços prestados à população.
Frisou que as inquietações registadas serão levadas em considerações junto da Assembleia Nacional e Governo Provincial para sua resolução.
A Delegação Provincial da Justiça e dos Direitos Humanaos controla cerca de 105 funcionários, distribuidos no Cartório Notarial, Conservatória dos Registos e Identificação Civil e Criminal. RM/PBC