Huambo – O moderador do Conselho das Igrejas Cristãs em Angola (CICA) na província do Huambo, pastor Euclides dos Santos, apelou, este domingo, ao resgate da acção social das famílias, sobretudo, nas franjas mais carentes da sociedade.
O religioso falava no culto ecuménico de abertura da tradicional Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que teve lugar na paróquia de Nossa Senhora de Fátima, na cidade do Huambo, numa iniciativa do CICA, sob o tema “Amarás ao Senhor teu Deus e ao teu próximo como a ti mesmo", cujo encerramento está previsto para o próximo domingo (28).
Na ocasião, o pastor Euclides dos Santos disse ser importante que as famílias voltem a praticar o amor ao próximo, com acções sociais genéricas, prestando apoios diversos às pessoas carentes e necessitadas nos bairros e comunidades rurais, enquanto principal mandamento divino.
Afirmou que o gesto de solidariedade aos vulneráveis é uma demonstração de que o amor não possui fronteiras e que transcende os laços sanguíneos, na qual a igreja é chamada a exercer de forma incondicional na sociedade.
Segundo o reverendo, só haverá a verdadeira unidade e a paz nas comunidades rurais e urbanas, se as famílias entenderem o significado do amor ao próximo.
Por isso, pediu aos cidadãos para abandonarem o orgulho pessoal e trabalharem mais a favor do colectivo, com foco no resgate dos valores éticos, morais, culturais e sociais.
Explicou que a Semana de Oração visa reforçar a unidade dos cristãos em Angola e no mundo, pois as igrejas estão engajadas na promoção do amor fraterno, onde todos são chamados a praticar a misericórdia ao próximo.
Por sua vez, o padre Vicente Sanombo, em representação do arcebispo do Huambo, dom Zeferino Zeca Martins, disse que a mensagem dos cristãos só será credível se estiverem unidos no amor ao próximo, sem olhar para a cor, raça ou classe social.
Conforme o sacerdote, o grande desafio das igrejas, enquanto parceiras do Estado, passa, actualmente, pelo resgate dos valores éticos, morais e cívicos na sociedade, com o devido empenho necessário, para a unidade, prosperidade e consolidação do amor.
O CICA na província do Huambo conta com 16 igrejas filiadas. ZZN/JSV/ALH