Huambo – O secretário do Conselho das Igrejas Cristãs em Angola (CICA) no Huambo, pastor Euclides dos Santos, aconselhou, esta sexta-feira, as famílias a olharem pelo sentido espiritual da Páscoa, evitando gastos exorbitantes, face à crise económico-financeira.
Em declarações à ANGOP, a propósito da Páscoa, uma celebração religiosa, essencialmente, Cristã, que comemora a ressurreição de Jesus Cristo, disse que, ao invés de optarem por comidas caras e outras oferendas, a mesma é uma oportunidade para reflexão, solidariedade, amor, perdão e espírito de paz.
Frisou que a ideia é que cada um viva com as suas possibilidades, para não enfrentar outras dificuldades depois da celebração, pois, segundo a Bíblia Sagrada, o importante é que Jesus Cristo ressuscite dentro das famílias com alegria e que cada um partilhe com o próximo o pouco que tiver.
O pastor salientou que, em tempos de crise económica-financeira, celebrar a Páscoa pode ser um desafio para as famílias, mas, também, uma oportunidade para fortalecer os laços e adaptar a celebração às suas necessidades, priorizando o seu significado espiritual e afectivo, com a redução dos gastos excessivos.
Realçou ser uma boa coincidência Angola celebrar a Páscoa no mês da Paz e da Reconciliação Nacional, facto que exige dos cidadãos a contínua preservação destes bens e andarem de mãos dadas, cristãos ou não, com espírito de harmonia e sã convivência, para se atingir o tão almejado desenvolvimento.
Para os cristãos, a Páscoa é uma celebração de fé, que marca a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus, e sua vitória sobre a morte.
A mesma comemora a passagem do sofrimento, do pecado e da morte para a vida eterna, através de Jesus Cristo.
O CICA na província do Huambo controla 16 igrejas, entre evangélicas e não evangélicas. ZZN/ALH