Malanje- O administrador municipal de Cangandala, Dilangue Baião, disse esta segunda-feira que a região detém atractivos para constar dos 10 destinos turísticos do mundo eleitos pela cadeia televisiva, norte americana CNN, para o ano 2024.
De acordo com o responsável, o município tem condições para constar dos lugares de Angola a visitar, caso seja eleito, com destaque para o parque Nacional de Cangandala, habitat da Palanca Negra Gigante, os rápidos do Kwanza e do Zamba, as Ilhas do Sete e do Ngoa, bem como a praia do Kwanza.
Precisou que a Ilha do Kwanza é um dos principais pontos turísticos de Cangandala, embora seja pouco frequentada devido a dificuldades de acessibilidade, cuja competência de intervenção é do governo de Malanje e do Ministério da Hotelaria e Turismo, que nesta altura trabalham para a sua futura rentabilização.
Já os rápidos do Kwanza são as mais frequentadas actualmente, com uma média considerável de turistas nacionais, sobretudo nos fins-de-semana e feriados.
Fez saber que actualmente a sede municipal de Cangandala conta com quatro restaurantes, três hospedarias, duas pensões, sete bares e 5 pontos turísticos, elementos que também garantem o bem-estar e conforto dos visitantes.
Realçou que a região tem ainda condições para o investimento privado no sector turístico, daí que as autoridades estão interessadas em acolher iniciativas empresariais, que concorrem para o aumento da produção e diversificação da economia, para além da criação de postos de empregos.
Precisou que acesso ao Santuário da Palanca Negra ainda está degradado, mas consta das acções do governo provincial de Malanje para os próximos OGE, por ser uma via estruturante que poderá melhorar a circulação de pessoas e bens e atrair turistas e investidores.
Sem avançar detalhes, disse que 2024 será um ano de acções do governo de Malanje, pelo que, a via do parque e outras poderão ser recuperadas a curto e médio prazos, com vista a fomentar o turismo e a dinamizar o sector agrícola.
O município de Cangandala ocupa uma área de seis mil 301 quilómetros quadrados e compreende a sede municipal e as comunas de Caribo, Culamagia e Bembo, com uma população estimada em 50 mil habitantes. NC/PBC