Luanda – Angola participa na reunião dos ministros do Emprego e Trabalho do G-20, que decorre desde esta terça-feira até sexta, na cidade de Fortaleza, no Brasil.
A ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias, encabeça a delegação de Angola ao evento que visa a criação de empregos de qualidade e a promoção do trabalho decente para garantir a inclusão social e eliminar a pobreza.
Tem ainda em vista a promoção de uma transição justa no processo de transformações digitais e energéticas, uso de tecnologias como caminho para a melhoria da qualidade de vida de todos e a igualdade do género e promoção da diversidade no mundo do trabalho.
A ministra Teresa Dias deverá intervir na reunião na quinta-feira, prevendo-se que venha falar sobre as políticas do governo tendentes a oferecer cada vez mais postos de trabalho.
Para quinta-feira está ainda previsto a realização do Fórum de Lideranças em Transição Justa.
Na sexta-feira, dia 26, acontece a discussão sobre a igualdade do género e a promoção da diversidade no mundo do trabalho, bem como o uso de tecnologias como um meio de melhoria da qualidade de vida de todos.
Consta ainda da agenda a intervenção sobre tecnologias e consequentemente a Adopção da Declaração dos Ministros.
Além da União Europeia e da União Africana, integram o G-20, a África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, EUA, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia.
Os países juntos representam cerca de 80 por cento do produto mundial bruto, 75 por cento do comércio internacional, dois terços da população global e 60 por cento da área terrestre do mundo.LIN/ART