Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Mais de 200 casos de malária diagnosticados/dia em Viana

    Angop logo
     Saúde           
  • Luanda • Terça, 22 Abril de 2025 | 17h16

Viana – Duzentos e 27 casos de malária são registados diariamente no município de Viana, em Luanda, informou, nesta terça-feira, a directora municipal da saúde, Rosa Manuel.

Destacou que só na semana de 13 a 19 de Abril, as unidades sanitárias da circunscrição registaram mil 594 casos, sendo a primeira causa de morbimortalidade no país.

A responsável falava durante a Feira de Saúde no bairro Gika realizada nesta terça-feira, quarta de género promovida nesta circunscrição este ano (2025) com objectivo de reforçar a promoção da saúde pública junto das comunidades locais.

Inserida no âmbito do Dia Mundial da Malária, a celebrar-se a 25 de Abril, no local foram feitas consultas gratuitas de medicina, pediatria, ginecologia, vacina, desparasitação, rastreios e aconselhamento sobre medidas de prevenção de doenças.

Segundo Rosa Manuel, durante esta semana vão incidir as suas acções na mobilização dos munícípes nas escolas, igrejas, mercados e lugares de maior concentração populacional sobre a prevenção e formas de tratamento da malária.

Lembrou que a malária é uma realidade no país, daí a necessidade de se apostar na prevenção através da sensibilização das comunidades sobre o risco da doença.

Por seu turno, o administrador de Viana, Demétrio de Sepúlveda, reafirmou a contínua aposta na saúde de proximidade através de feiras, empenho no saneamento básico e sensibilização das pessoas, para terem cuidado com os vectores que causam a doença.

Referiu que as feiras de saúde em Viana são uma marca que ajudam as pessoas a ter acesso aos serviços médicos, uma acção estatégica da administração para a prevenção, diagnóstico precoce  e educação sanitária em zonas de maior vulnerabilidade.

 O Dia Mundial da Luta contra a Malária é uma celebração internacional comemorada todos os anos em 25 de Abril e reconhece os esforços globais para controlar a doença.  

A data, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2007, tem a finalidade de reconhecer o esforço global para o controle efectivo da malária.

A malária é uma doença infecciosa febril aguda transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada pelo microrganismo Plasmodium .HDC/SEC



Fotos em destaque

Angola desperta interesse de empresários indianos

Angola desperta interesse de empresários indianos

 Segunda, 05 Maio de 2025 | 14h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+