Lubango – O sector da saúde está a acelerar a implementação de acções para o alcance da cobertura universal e dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, afirmou, no Lubango, a ministra, Sílvia Lutucuta.
Discursando no encerramento do 30 Conselho Consultivo do Ministério da Saúde, na noite desta terça-feira, a ministra afirmou que o sector tem a responsabilidade de assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos e em todas as idades, sem deixar ninguém para trás.
“O desafio que abraçámos é de melhorar a eficiência e assegurar a cobertura universal em saúde através do desenvolvimento integral e gradual de recursos humanos capacitados, motivados e comprometidos, num ambiente humanizado, o que irá permitir a construção de um Sistema de Saúde resiliente”, frisou.
O foco, conforme a governante, é, também, poder responder com qualidade às necessidades das famílias e das comunidades, numa lógica de proximidade dos serviços, colocando as pessoas no centro da sua actuação.
Para se concretizar essas metas definidas pelo Sector, disse Sílvia Lutucuta, será necessário continuar a colocar no centro das atenções o capital humano, como alavanca para o seu desenvolvimento, através da implementação de acções de formação pós-graduada, assim como a contínua de quadros da saúde, para melhorar a qualidade da prestação de serviços aos utentes.
O conselho consultivo, que decorreu na Huíla em dois dias, teve como objectivo fazer um balanço das actividades do sector da saúde no período 2017 - 2022, um período que coincide com a legislatura que agora termina e que foi caracterizado pelo esforço do Executivo na resposta à pandemia da COVID-19, que assola o mundo e o país, em particular, nos últimos três anos.