Lucira - Cinco mil municípes da Lucira, no Namibe, serão vacinados durante a campanha contra a cólera, aberta nesta quarta-fera em acto presidido pelo governador em exercício da província do Namibe, Abel Kapitango.
A referida campanha, durante essa semana, vai ter como prioridade às crianças de zero aos cinco anos de idade, por serem as mais vulneráveis .
Lucira foi o primeiro a detectar caso da cólera a nível da província, tendo já reportado 12 casos sem nenhum óbito.
Assim sendo, o governante aconselhou ao redobramento do trabalho epidemiológico e de sensibilização, para que a comunidade possa acatar os conselhos de prevenção desta doença e assim se evitar a propagação.
Apelou ainda as autoridades tradicionais, no sentido de redobrarem as campanhas de sensibilização para que a população possa doravante manter o saneamento básico estável, bem como no tratamento da água.
O director do Gabinete Provincial da Saúde no Namibe, Corintios Miguel, salientou que a a vacina oral contra a cólera ( Euvichol) é o tipo seleccionado para responder ao surto desta doença capaz de induzir a imunidade na mucosa intestinal.
O responsável salientou ainda que, actualmente esta é a vacina preferencial para prevenir e interromper a transmissão de forma rápida e eficaz durante os eventos de surto de cólera.
Lucira conta actualmente com 15 latrinas construídas pela Administração Municipal, assim como tem disponível 30 tampos para serem entregues aos que já tem infra-estruturas de género.
O soba da Lucira, Agostinho Carlos, o primeiro cidadão que foi infectado com a cólera, agradeceu o empenho dos profissionais de saúde que tudo têm feito para salvar os doentes com várias patologias.
O municipio da Lucira dista a 288 quilómetros da capital provincial e conta com uma populacao estimasa em 19 mil habitantes, na sua maioria pescadores e pequenos camponeses. FA/SEC