Menongue - O secretário da UNITA no Cuando Cubango, Joaquim Sapondo, reiterou, sábado, a necessidade da aprovação, pela Assembleia Nacional, das leis normativas em falta para a implementação das autarquias, para conferir maior poder da Divisão Político - Administrativa, em duas províncias.
Para o político, que falava no acto do 13 de Março, marco da criação da formação da UNITA, actualmente maior formação político - partidária na oposição, a institucionalização das autarquias no país, com a divisão do Cuando e Cubango, em duas províncias, irá dinamizar o desenvolvimento e bem-estar social das populações.
Para o secretário, a divisão administrativa irá reduzir as assimetrias regionais que actualmente, conferindo mais autonomia financeira aos gestores administrativos, melhorando assim o bem-estar social da população, mesmo de forma paulatina.
Joaquim Sapondo disse que, perante a crise económica e social que o país vice, corrobora ao actual processo de combate à corrupção e empoderamento das empresas e as famílias visadas, rumo à erradicação da pobreza, para proporcionar uma independência (…) que resulta das políticas mais correctas para o bem-estar dos angolanos.
Ressaltou sobre os recursos naturais, com os quais, para o secretário da UNITA, se pode alavancar o desenvolvimento sustentável do país, para quem foi sempre este ideal do partido da oposição, desde a sua criação.
Defendeu a necessidade do Governo continuar a exercer o verdadeiro papel no processo da reconciliação nacional, enaltecendo todos quantos participaram para a conquista da paz em vigor, para a estabilidade social e política dos angolanos e não ao contrário, dentro do estado democrático e de direito.ALK/PLB