Lisboa - (Do enviado especial) - O Presidente da República, João Lourenço, chegou, esta noite, a Lisboa, Portugal, onde participa, quinta-feira, nas cerimónias comemorativas dos 50 anos da Revolução dos Cravos.
Também conhecida como Revolução de 25 de Abril, refere-se a um evento da história de Portugal resultante do Movimento das Forças Armadas, ocorrido neste dia, em 1974, que depôs o regime ditatorial vigente desde 1933.
O Chefe de Estado, que chegou a Lisboa acompanhado da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, é convidado para esta actividade festiva, onde vai discursar.
Programa
O acto central dos 50 anos de liberdade de Portugal inicia-se na Praça do Comércio, entre as 9h00 e as 10h00, onde haverá a tradicional cerimónia militar evocativa da data, orientada pelo Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa.
Será feita uma recriação histórica da Operação Fim do Regime, com vários veículos militares da época a chegar ao Terreiro do Paço para desfilar.
Os carros ficarão expostos até às 12h00 no local, juntamente com o carro de combate M47 Patton, que representa as forças militares leais ao Governo de Marcello Caetano.
Às 11h30, haverá a cerimónia solene dos 50 anos do 25 de Abril na Assembleia da República. Às 12h00, os veículos militares antigos iniciam a recriação da marcha sobre o Quartel do Carmo e o cerco ao local.
Vai ser reconstituído o trajecto efectuado em 1974, com a saída do Terreiro do Paço, ao Rossio, subindo a rua do Carmo e a rua Sacramento.
Já às 15h00, no Marquês de Pombal, vai ser realizado o popular desfile pela Avenida da Liberdade.
Uma hora mais tarde, no largo do Carmo, tem início mais uma recriação histórica da Operação Fim de Regime, onde uma coluna militar fará o percurso desde o largo do Carmo até ao Quartel da Pontinha, encenando o transporte de Marcello Caetano para este local. ART/VIC