Saurimo - O Presidente da República, João Lourenço, chegou esta segunda-feira à província da Lunda-Sul, região Leste do país, para uma visita de trabalho de dois dias, durante a qual vai orientar a reunião do Conselho de Governação Local.
À sua chegada, na cidade de Saurimo, o Chefe de Estado que se faz acompanhar da primeira-dama, Ana Dias Lourenço, recebeu saudações do governador local, Daniel Félix Neto, de membros do Executivo e de responsáveis da província.
A sessão do Conselho de Governação Local, orientado pelo Titular do Poder Executivo vai avaliar o andamento da construção de infraestruturas em todo país, conta com a participação, pela primeira vez, de 21 governadores provinciais, contando com os responsáveis das três províncias resultantes da nova divisão político-administrativa, designadamente, Icolo e Bengo, Moxico Leste e Cuando.
A agenda da visita de 48 horas inscreve, para terça-feira, a inauguração da circular rodoviária de Saurimo, bem como verificar o andamento das obras de construção do Polo Universidade Lueji A'Nkonde.
O regresso a Luanda do Presidente João Lourenço acontece no princípio da tarde de terça-feira.
O Conselho de Governação Local é um órgão colegial auxiliar do Presidente da República, responsável pela formulação e acompanhamento da execução das políticas de governação da Administração do Estado a nível local.
Compete a este órgão contribuir na formulação e acompanhamento da execução das políticas de governação local, apreciar questões relativas à organização político-administrativa do Estado, acompanhar a implementação de projetos estratégicos desenvolvidos localmente, apreciar propostas de orçamento e planos anuais dos Governos provinciais.
São igualmente suas atribuições propor medidas de concertação entre os órgãos da Administração Central e Local do Estado acompanhar a execução de políticas de combate às assimetrias regionais, o processo de implementação das Autarquias Locais e apreciar as medidas no domínio da reforma do Estado com influência na governação local.
O Conselho é presidido pelo Presidente da República e integrado pela Vice-Presidente da República, ministros de Estado, ministros, governadores provinciais; Secretários do Chefe de Estado entre outras individualidades que podem ser convidadas a participar nas reuniões, conforme necessário.
Lunda-Sul
A província da Lunda-Sul está localizada no leste de Angola e tem como capital a cidade de Saurimo. Possui uma Área: 77.636 quilômetro quadrados e uma população estimada em 537.587 habitantes.
É composta por 14 municípios: Chiluage, Cacolo, Dala, Muconda, Sombo, Alto Chicapa, Cassai Sul, Cassengo, Muangueji, Saurimo, Alto Chicapa, Muriegi, Chiluage, Luma Cassai.
Faz fronteira ao norte com a província da Lunda Norte, a leste com a República Democrática do Congo, ao sul com as províncias do Moxico e Bié, e a oeste com a província de Malanje.
A economia da província é fortemente influenciada pela mineração de diamantes, destacando-se as minas de Catoca e Luele.
Além disso, a agricultura é significativa, com cultivos de amendoim, milho, arroz, mandioca e outros cereais.
A principal via que liga Luanda a Lubumbashi (RDC), atravessa a província de oeste a leste, facilitando o transporte e a comunicação. AFL/VIC