Saurimo – A Unidade de Informação Financeira (UIF), promove sexta-feira, em Saurimo (Lunda-Sul), um workshop sobre prevenção e combate ao branqueamento de capitais, financiamento ao terrorismo e crimes conexos.
O workshop, segundo uma nota da UIF, será dirigido aos gestores públicos, órgãos de defesa e segurança e funcionários da banca, com objectivo partilhar conhecimentos sobre a prevenção da proliferação de armas de destruição em massa.
O evento visa igualmente partilhar as boas práticas relativas à prevenção e combate branqueamento de capitais, do financiamento ao terrorismo, com vista a garantir a estabilidade, confiança e organização do sistema financeiro e não financeiro.
Durante o workshop, com a duração de um dia, os participantes vão abordar a importância da coordenação da UIF no âmbito do Sistema de Prevenção e Combate ao BC/FT/ FP e o papel da UIF na investigação de crimes económicos e financeiros.
A Unidade de Informação Financeira (UIF) de Angola consiste numa unidade central nacional de natureza pública, autónoma e independente com competência para receber, analisar e difundir a informação suspeita de branqueamento de capitais, do financiamento do terrorismo e da proliferação de armas de destruição em massa.
É também missão da UIF cooperar com as congéneres internacionais e as demais entidades competentes para a prevenção e combate ao branqueamento de capitais, cuja organização e funcionamento é definida em diploma próprio, conforme prevê o artigo no número 42, do artigo 3.º conjugado com artigo 61, ambos da Lei n.º 05/20, de 27 de Janeiro.JW/HD