Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, felicitou, neste domingo, o povo e o Governo de Cuba, pela celebração dos 64 anos do triunfo da Revolução Cubana, que hoje se assinala.
Na mensagem ao homólogo Miguel Díaz-Canel, o Chefe de Estado angolano reitera solidariedade para com o povo cubano, “que ao longo de décadas vem se mostrando resiliente''.
Trata-se de uma resiliência “em defesa da sua identidade e princípios pelos quais a Vossa nação se rege, através de realizações empreendidas nos mais diversos planos da vida nacional cubana, dignas do nosso apreço”.
Na missiva, o Presidente João Lourenço manifesta o interesse de Angola em identificar novas áreas de colaboração recíproca, na intenção de continuar a dinamizar os laços históricos de amizade e cooperação existentes entre os dois países.
O Estadista angolano refere, no documento, que o interesse em novas áreas de colaboração tem em vista o benefício, progresso e o desenvolvimento dos respectivos povos e países.
Por último, o Presidente João Lourenço expressa votos de saúde, bem-estar pessoal e de prosperidade para o Povo cubano no ano de 2023.
Cuba é um parceiro estratégico de Angola desde a Independência, em 1975 e apoiou o país na guerra contra o regime do apartheid da África do Sul.
Cuba formou muitos quadros angolanos e ambiciona maior envolvimento na cooperação económica com Angola.
O primeiro convénio de cooperação entre Angola e Cuba remonta a Fevereiro de 1976 e versou os sectores da Saúde e da Educação.