Dundo - A Polícia Nacional desmantelou, em 2022, 17 focos de garimpo de diamantes na província da Lunda Norte, no âmbito da "Operação Transparência", em curso desde 2018.
A informação foi prestada terça-feira pelo comandante provincial da Polícia Nacional na Lunda Norte, Gerson Miguel, durante o acto das celebrações do 47º aniversário da corporação, sublinhando que foram apreendidas, nesta operação, 8.622 pedras de diamantes de diversos quilates.
Disse que foram, igualmente, apreendidos sete milhões 300 mil e 580 kwanzas, 50 mil e 151 dólares norte-americanos, bem como 8 mil 503 francos (moeda da República Democrática do Congo).
A operação, prosseguiu, resultou, também, na detecção e repatriamento de 37 mil, 832 imigrantes da República Democrática do Congo (RDC) acompanhadas de 424 crianças.
No mesmo período , 3.832 cidadãos angolanos foram impedido de sair do país para a RDC.
O oficial assegurou que este ano a corporação vai intensificar as acções de fiscalização, para continuar a combater os focos de garimpo e a imigração ilegal, uma missão que espera contar com o apoio da população.
Acrescentou que o combate ao contrabando de combustível e de outras mercadorias, bem como o auxílio à imigração ilegal, será rigoroso. CMC/HD