Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, foi informado, esta segunda-feira, sobre o projecto integrado de cinco estações de conexão ferroviária para ligar o centro da cidade ao Novo Aeroporto Internacional de Luanda.
A explicação do projecto, que abarca também a construção de um ramal ferroviário, foi dada ao Chefe de Estado angolano durante uma visita ao novo aeroporto, destinada a constatar o nível de execução da infra-estrutura.
Na ocasião, o Presidente João Lourenço verificou a maquete do projecto que deverá estar concluído em Junho de 2023.
As estações de conexão ferroviária estão avaliadas em 255 milhões de dólares americanos, enquanto o ramal ferroviário está orçado em 162 milhões de dólares, incluindo o projecto comunicações e sinalização.
O ramal terá um viaduto especial com uma linha dupla ferroviária de 3,07 quilómetros de largura. A velocidade projectada para os comboios é de aproximadamente 120 quilómetros por hora.
Baptizado Aeroporto Dr. António Agostinho Neto, a infra-estrutra está localizada na zona do Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, em Luanda.
O mesmo ocupa uma área de 1.324 hectares e terá capacidade para 15 milhões de passageiros e um volume de mercadorias de 50 mil toneladas por ano. AFL/HEM/OHA/ADR