Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Ministério da Defesa e BNA celebram acordo sobre educação financeira

    Angop logo
     Política           
  • Luanda • Segunda, 30 Dezembro de 2024 | 18h17
Assinatura de acordo entre MINDEF e BNA
Assinatura de acordo entre MINDEF e BNA
DR

Luanda – O efectivo do Ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria vai beneficiar de programas de educação e inclusão financeira e sobre financiamento, no âmbito de um protocolo de cooperação celebrado esta segunda-feira, em Luanda, entre o sector e o Banco Nacional de Angola (BNA).

O protocolo, assinado pelo secretário de Estado para a Defesa Nacional, José Maria de Lima, e pelo vice-governador do BNA, Domingos Pedro, visa ampliar o alcance de iniciativas de educação financeira com impactos directos no conhecimento, comportamentos, atitudes, acesso, uso e qualidade de vida.

Segundo o vice-governador do BNA, o acordo permitirá ao pessoal reforçar conhecimentos sobre a organização e funcionamento do sistema financeiro, produtos e serviços financeiros e a sua relevância para o desenvolvimento individual e colectivo, tendo em vista a construção da sustentabilidade e resiliência financeiras.

Ao abrigo deste instrumento de cooperação, realçou a fonte, serão promovidos programas de educação financeira e sobre financiamento e capacitação aos efectivos do Ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, para que estes possam ser multiplicadores e disseminadores das matérias de educação e inclusão financeira em todo o território nacional.

Para o responsável do BNA, o acto representa um marco significativo dos esforços conjuntos de promoção da educação e inclusão financeira, considerando pilares essenciais para o fomento de uma cultura de responsabilidade e cidadania e a promoção do desenvolvimento sustentável no país.

Por seu turno, o secretário de Estado para a Defesa Nacional, José Maria de Lima, considerou importante a inclusão do sector no seu programa de promoção em literacia financeira, para o qual “estámos todos mobilizados para assimilarmos os conteúdos que nos serão ministrados”.

O Banco Nacional de Angola (BNA) promoveu, em 2024, mil e 55 acções de educação financeira, atingindo um universo de mais de 62 mil participantes das várias regiões do país e diferentes estratos sociais.

O banco central realizou, igualmente, 289 acções de inclusão financeira, que resultaram na abertura de mais de 28 mil contas simplificadas, convencionais e de moeda eletrónica, assim como a atribuição de mais de sete mil cartões de débito e 75 terminais de pagamento automático (TPAs).

Segundo o BNA, estas acções contribuíram para o alcance do índice de inclusão financeira de 49, 44 por cento em Setembro de 2024 e uma taxa de bancarização de serviços financeiros na ordem de 31, 53 por cento. DC

 

 


 



Fotos em destaque

Angola desperta interesse de empresários indianos

Angola desperta interesse de empresários indianos

 Segunda, 05 Maio de 2025 | 14h57


Notícias de Interesse

Instalações do ISCED-Uíge

Nova direcção do ISCED-Uíge toma posse

 Sexta, 23 Maio de 2025 | 18h55

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+