Mascate (Dos enviados especiais) - O Presidente da República, João Lourenço, e o sultão de Omã, Haitian Bin Tarik Al Said, mantiveram, esta quinta-feira, um encontro em privado, focado no rumo que os dois parceiros pretendem imprimir na cooperação bilateral.
Joao Lourenço, que chegou esta quinta-feira a Mascate, dirige uma delegação composta por vários ministros que mantém conversações com homólogos omanenses para a definição de novas áreas de parceria.
O estadista angolano, acompanhado da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, foi recebido no Palácio Real Al Alam com honras militares, após a entoação dos hinos dos dois países, seguindo-se 21 salvas de canhão e a apresentação das duas delegações.
João Lourenço e Haitian Bin Tarek Al Said assistiram à assinatura de acordos entre ambos os governos, com realce para os sectores dos Petróleos e Recursos Minerais, assim como do domínio das Finanças.
No segundo e último dia da visita (sexta-feira), a agenda será marcada pela deslocação do Chete de Estado angolano ao Museu Nacional de Omã, última actividade da sua visita ao sultanato.
O Museu Nacional é a principal instituição cultural de Omã, exibindo a herança cultural do sultanato desde as primeiras evidências de ocupação humana na Península de Omã até aos dias actuais.
Cooperação bilateral
Em Maio do corrente ano, no quadro do reforço da cooperação bilateral, os dois Estados rubricaram, em Luanda, três acordos de cooperação nos domínios financeiro, agrícola e da indústria transformadora.
Foi a primeira visita de uma delegação oficial do sultanato de Omã a Angola, gerando com isso expectativas quanto ao estreitamento das relações de amizade e cooperação entre os dois Estados nos domínios assinados e em outros campos de interesse mútuo.ART/VIC