Luena - O governador do Moxico, Ernesto Muangala, apelou, esta segunda-feira, aos órgãos de justiça nacional para o reforço da manutenção da legalidade no processo de exploração da madeira e recursos minerais na região, com vista à protecção da economia nacional.
Ernesto Muangala falava durante por ocasião de uma palestra sobre “Análise histórica do percurso evolutivo da Procuradoria Geral da República, no âmbito do mês da legalidade, para saudar os 46 anos de existência desta instituição".
O governante disse que a manutenção da legalidade nestes sectores deve continuar a ser o desafio dos órgãos de justiça, para a salvaguarda do tecido económico do país e o interesse nacional.
“Temos desafios para a consolidação da legalidade, desde o combate ao contrabando de combustíveis, da madeira, recursos minerais, para protecção da economia nacional e os direitos dos cidadãos”, disse.
Numa altura em que o país celebra 50 anos de Independência Nacional, Ernesto Muangala disse que Angola precisa de uma justiça forte, corretiva, orientadora, que pune com equilíbrio, devendo ser um caminho de reconciliação nacional.
Encorajou a PGR a continuar a ser uma instituição defensora e promotora da ética, da legalidade e da cidadania.
O encontro decorreu sob o lema “A Procuradoria Geral da República e os 50 anos de Independência Nacional: Conquistas e Desafios ", enquadrando-se na celebração do 46° Aniversário da PGR a assinalar-se no dia 27 do mês em curso. TC/YD