Luanda - A Direcção Nacional de Viação e Trânsito (DNVT) vai implementar, a partir da primeira quinzena de Novembro, o exame multimédia para avaliar as competências das pessoas que pretendem conduzir, de forma a reduzir o índice de sinistralidade rodoviária.
O anuncio foi feito esta quarta-feira pelo comandante-geral da Polícia Nacional (PN), Arnaldo Carlos, em conferência de imprensa, após ter participado da 2ª Sessão Ordinária do Conselho Nacional de Viação e Ordenamento do Trânsito (CNVOT), orientada pela Vice-Presidente da República, Esperança da Costa.
"Os procedimentos para a implementação dos referidos exames já estão a ser feitos. Em Novembro do corrente ano entram em vigor", assegurou à saída do encontro que analisou a sinistralidade rodoviária no primeiro semestre do corrente ano.
Segundo Arnaldo Carlos, a introdução do exame multimédia é uma das várias estratégias do CNVOT a ser implementada para reduzir o número de acidentes rodoviários, que de Janeiro a Julho do ano em curso se cifraram em sete mil 283 (-51) acidentes em relação ao período homólogo de 2022.
Os registos do mesmo período indicam, igualmente, a ocorrência de mil 458 (-202) mortes e oitocentos e 926 (+93) feridos em relação ao período anterior, bem como danos materiais calculados em mais de mil milhões de kwanzas.
Para o comandante-geral da Polícia Nacional, o excesso de velocidade, as ultrapassagens iirregulares, entre outras transgressões do Código de Estrada, indicam a falta de formação de muitos condutores em Angola.
Por isso, prosseguiu, considera-se imperioso e urgente a introdução do exame multimédia, por ser muito mais rigoroso na avaliação das competências das pessoas, o que vai ter um grande impacto na redução dos acidentes rodoviários, bem como na perda de vidas e bens materiais consideráveis.
Ainda relativamente ao primeiro semestre do ano em curso, o comandante-geral da PN informou que as principais vítimas dos acidentes foram peões e passageiros, na faixa etária dos 16 aos 44 anos, maioritariamente do sexo masculino, com 56 por cento de mortes e 53 por cento de feridos.
Atropelamentos lideram a lista
O também porta-voz da reunião disse que a natureza dos acidentes, com maior ocorrência em todo o país, são atropelamentos e colisões entre automóveis e motociclos.
Sublinhou que assume a dianteira os atropelamentos com dois mil 430 (-200) acidentes, 558 (-170) mortes e dois mil 398 (-43) feridos.
Disse que, aos atropelamentos, segue-se as colisões entre automóveis e motociclos com com 1.530 (+86) acidentes, 299 (+21) mortes e mil 974 (+146) feridos, o despiste seguido de capotamento com 845 (-127) acidentes,237(-16) mortes e mil 462 (-43) feridos.
Luanda e Benguela no topo
De acordo com a fonte, as províncias mais afectadas pela sinistralidade rodoviária foram Luanda com mil 712 acidentes (-174), 444 mortes (-59), Benguela com 549 acidentes (-38) e 127 mortes (-37), Huíla com 614 (-45),91 mortes (-8), bem como Huambo com 528 (-15) e 91 mortes (-43).
Arnaldo Carlos frisou que a introdução do exame multimédia vai aumentar, também, nos mais variados sectores ministeriais, as campanhas de sensibilização e educação da população sobre as responsabilidades a ter no uso de veículos e das vias.
Veículos e motociclos com modelo
de matrícula diferentes
Em relação à proposta de alteração parcial do Decreto Presidencial número 202/16, de 27 de Setembro que aprova a o regulamento sobre atribuição das chapas de matrícula haverá uma distinção entre as chapas matrículas atribuídas a veículos e a motociclos com uma referência da classe de veículo e alfanuméricos com codificação própria, em todo território.
Arnaldo Manuel Carlos referiu que o Novo Código de Estrada será um instrumento importante nas estratégias do CNVOT, com vista a baixar os índices de sinistralidade.
Considerou que a actuação multissectorial, rigorosa e com prazos determinados vai ser a melhor via para a redução significativa das principais causas dos acidentes.
Expansão de serviços de apoio às vítimas
De acordo com o comandante-geral da Polícia Nacional em vista está a expansão dos serviços de socorro e apoio às vítimas, a redução do tempo de intervenção e garantia de assistência médica pré-hospitalar aos sinistrados.
Além disso, referiu Arnaldo Manuel Carlos, na forja está a melhoria dos níveis de segurança das infra-estruturas rodoviárias, dentro e fora das localidades, dos mecanismos e procedimentos na concepção de ruas e estradas em meios urbanos.
Durante a reunião, os membro do CNVOT form informados, também, sobre o memorando de implementação das acções de inspecção periódica obrigatória da execução de obras de instalação e reabilitação da rede de iluminação pública e de infra-estruturas rodoviárias dentro e fora das localidades.
Os membros da CNVOT foram informados, igualmente, sobre o actual estado das pedonais, sinalização de passadeiras e aplicação de separadores centras nas vias .
Criado ao abrigo do Decreto Presidencial 18/13, de 15 de Abril, o Conselho Nacional de Viação e Ordenamento do Trânsito é o órgão de consulta do Titular do Poder Executivo em matérias relativas à viação e ordenamento do trânsito a nível do país.
Compete ao Conselho Nacional de Viação e Ordenamento do Trânsito, entre outras atribuições, promover a segurança do trânsito rodoviário e propor a aprovação de leis e de medidas destinadas a resolver os problemas do trânsito. FMA/AL/ADR