Caxito – O estado actual da criminalidade na província do Bengo e as estratégias de prevenção e combate, estão em análise desde hoje, terça-feira , no Conselho Consulivo Alargado da Delegação Provincial do Interior.
O encontro de dois dias vai também analisar a situação da imigração ilegal na província, o plano de formação contínua do pessoal e a implementação dos conselhos de vigilância comunitária.
Durante o conselho, os membros serão informado sobre o processo de retirada de armas de guerra as empresas de segurança e a sua substituição por armas regulamentadas.
Na abertua, o delegado provincial do Interior no Bengo, Delfim Kalulu Inácio, disse que a província por um “tampão” para aqueles que ilegalmente tentam alcançar a capital do país para actos criminosos, os órgãos do Minint são chamados a redobrar os esforços na prevenção e combate à criminalidade.
Destacou o papel do sector de inteligência policial na frustração de tentativas de actos criminosos, garantindo a ordem e a tranquilidade pública.
Sobre a sinistralidade rodoviária, o oficial considerou ser necessário haver mais cientificidade sobre o que se deve fazer para reduzir as taxas de mortalidade resultantes dos acidentes de viação.
Ao Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), o responsável recomendou rigor nas as inspecções, sobretudo às empresas estrangeiras a operar na província, para não permitir a entrada e permanência ilegal de estrangeiros.CJ/HD