Luanda - O contributo do Presidente da República, João Lourenço, na manutenção da paz e segurança na região austral de África foi enaltecido, esta terça-feira, em Dakar, durante um encontro entre o embaixador de Angola no Senegal, Adão Pinto, e o seu homólogo da República Democrática do Congo (RDC), Christophe Muzungu.
Na reunião, na capital senegalesa, o diplomata congolês elogiou os esforços do Chefe de Estado angolano pelo empenho e comprometimento para o alcance da paz no leste da RDC.
O diplomata Christophe Muzungu sinalizou positivamente os investimentos de Angola no Corredor do Lobito, que abrange as áreas de mineração da RDC e Zâmbia, descrevendo-o como fonte de desenvolvimento, tendo em conta o brutal impacto das infra-estruturas ferroviárias que estão a ser desenvolvidas.
Segundo nota da embaixada, durante o enconntro as partes abordaram aspectos de interesse comum no âmbito da diplomacia, nomeadamente no reconhecimento das boas relações bilaterais existentes entre os dois países.
A Cimeira Extraordinária da SADC sobre a situação de segurança no Leste da RDC, que decorreu na capital angolana, Luanda, sábado passado, com a presença dos Chefes de Estado da região, bem como as próximas eleições presidenciais em Dezembro próximo naquele país, também mereceram relevância no leque de assuntos tratados.
Na ocasião, o embaixador Adão Pinto reforçou a importância estratégica de Angola e da RDC no reforço dos laços de amizade e cooperação, realçando a irmandade existente e o capital estratégico dos valores de unidade no actual contexto global.
A cooperação bilateral entre Angola e a RDC, países que partilham uma vasta fronteira terrestre, marítima e fluvial, tem o seu quadro jurídico assente no acordo Geral de Cooperação Económica, Científico e Cultural, assinado em 1978.
Actualmente, os dois Estados cooperam em vários sectores, destacando-se comércio e indústria, energia e águas, transportes, defesa e segurança, entre outros. VIC