Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Deputados avaliam situação socioecónomica da Lunda Norte

    Angop logo
     Política           
  • Lunda Norte • Segunda, 13 Março de 2023 | 17h12
Suzana de Melo, Presidente do Conselho de Administração da Assembleia Nacional
Suzana de Melo, Presidente do Conselho de Administração da Assembleia Nacional
Clemente dos Santos

Dundo - Os membros do Conselho de Administração da Assembleia Nacional, trabalharam esta segunda-feira, na cidade do Dundo, província da Lunda Norte, para junto do governo local avaliar a situação socioecónomica da região.

Para tal, os deputados mantiveram um encontro com o governo local,  onde foram informados sobre os projectos socioeconómicos em curso na província,  principais problemas sociais, perspectivas para o ano económico 2023, entre outras questões.  

No final do encontro,  a Presidente do Conselho de Administração da Assembleia Nacional,  Suzana de Melo, disse que dentre os problemas apresentados,  o que mais preocupa são as ravinas que colocam em risco algumas residências e infra-estruturas do Estado.  

Disse que no quadro das responsabilidades da Assembleia Nacional,  será feito um trabalho de advocacia para que mais ravinas sejam intervencionadas.

Actualmente,  no quadro do Programa de emergência de intervenção e contenção de ravinas no país,  estão a ser intervencionadas cinco ravinas na província da Lunda Norte.

Por outro lado, destacou os investimentos que estão a ser feitos no sector da Energia, com realce para a reabilitação e ampliação da barragem hidroeléctrica do Luachimo, que elevará a sua capacidade energética de 8 para 34 megawatts.  

Dos 34 megawatts,  17 já estão disponíveis e fornecem energia eléctrica ao município do Chitato,  estando prevista a construção de uma nova linda de transporte do produto para o Cambulo.

Em relação ao sector da Saúde,  Suzana Melo disse que a grande preocupação tem a ver com algumas unidades sanitárias não orçamentadas, sobretudo no interior da província,  uma situação que estará em discussão na Assembleia Nacional.  

No sector da Educação,  enalteceu o trabalho que tem sido desenvolvido para a expansão do ensino na província,  facto que tem contribuído na redução de crianças fora do sistema normal de ensino.

Destacou a parceria existente entre o governo local e as igrejas,  na cedência de capelas e templos para servirem de salas de aulas e não deixar crianças fora do sistema de enino, enquanto o governo vai construindo escolas.

A província da Lunda Norte, com mais de 250 alunos matriculados em todos os subsistemas de ensino, conta com mais de 100 escolas.

Encorajou o governo local no sentido de continuar a prestar especial atenção ao sector social.

A delegação desloca-se esta tarde para a província da Lunda Sul com o mesmo objectivo. CMC/HD



Fotos em destaque

Angola desperta interesse de empresários indianos

Angola desperta interesse de empresários indianos

 Segunda, 05 Maio de 2025 | 14h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+