Accra (Do enviado especial) - O Presidente da República, João Lourenço, desembarcou este sábado (20), na cidade de Accra, capital do Ghana, onde vai participar, domingo, na 6.ª reunião de coordenação semestral entre a União Africana (UA), as Comunidades Económicas Regionais (CER) e os Mecanismos Regionais (MR).
À chegada à terra de Kwame Nkrumah, um dos principais líderes históricos do pan-africanismo, o estadista, que se faz acompanhar da Primeira -Dama da República, Ana Dias Lourenço, recebeu cumprimentos de altas figuras dos Governos de Angola e do Ghana.
Nesta 6ª reunião de coordenação, que foi antecedida da 45ª sessão ordinária do Conselho Executivo da UA, os estadistas africanos vão avaliar o estado da integração continental e coordenar esforços para acelerar o processo.
A implementação de uma divisão clara do trabalho e de uma colaboração eficaz entre a União Africana, as CER, os MR e os Estados-membros em conformidade com o princípio da subsidiariedade, complementaridade e vantagens comparativas fazem igualmente parte da agenda.
De igual modo, as lideranças africanas vão abordar os melhores caminhos para a União Africana e as CER em questões relativas aos programas prioritários, aos recursos necessários para a implementação desses programas, bem como avaliar o estado da implementação das decisões e instrumentos jurídicos relativos às relações entre a UA, CER e os MR.
João Lourenço participa no evento na qualidade também de presidente da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e de campeão da paz da União Africana, daí o seu envolvimento como mediador para a busca de soluções pacificadoras para os distintos conflitos, em especial na República Democrática do Congo (RDC).
Também neste domínio, o país assumiu, no início do mês, a presidência rotativa do Conselho de Paz e Segurança da UA, o que implica um engajamento maior do país nas questões de paz e segurança continentais.
A União Africana conta actualmente com oito comunidades económicas reconhecidas, que são a Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD), a Comunidade da África Oriental (EAC), a União do Magreb Árabe (UMA), a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), a Comunidade dos Estados Sahelo-sarianos (CEN-SAD), a Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), o Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA) e, mais recentemente, a Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA).
No quadro do processo para uma integração efectiva do continente, estas devem trabalhar de modo colaborativo com a organização, a diferentes níveis.
A reunião de coordenação Semestral foi concebida em 2017 como o principal fórum para a UA e as Comunidades Económicas Regionais (CER) alinharem o seu trabalho e coordenarem a implementação da agenda de integração continental, substituindo as cimeiras de Junho/Julho.
Este ano, o evento decorre sob o lema “Educar e Capacitar África para o Século
XXI”, sendo que o evento foi antecedido pela 45ª Sessão Ordinária do Conselho Executivo, que decorreu de 18 a 19 de Julho de 2024 nesta mesma cidade de Accra (Ghana).
A União Africana (UA), a principal organização do continente, foi fundada em 2002 e é a sucessora da Organização de Unidade Africana (OUA), criada em 1963.
Reúne 52 repúblicas e três monarquias, congregando uma população total de cerca de 1.068.444.000 habitantes. SC/ART