Ndalatando - O bispo católico da Diocese de Ndalatando (Cuanza- Norte), Dom Almeida Kanda, defendeu, nesta segunda-feira, maior esforço colectivo para contínua preservação da paz, reconciliação e manutenção dos marcos da Independência Nacional.
Em entrevista à ANGOP, no quadro dos 50 anos da Independência Nacional, a assinalar-se a 11 de Novembro do ano em curso, Dom Almeida Kanda instou os cidadãos angolanos que saibam valorizar a liberdade alcançada por via do sacrifício de nacionalistas que deram a própria vida pela Independência do país.
Instou os angolanos a interpretarem com profundidade a mensagem transmitida pelos nacionalistas, sobretudo, versada na unificação do país através da promoção do trabalho conjunto, em prol do desenvolvimento e desprovidos da tentação de estragarem tudo quanto custou suor e sangue dos antepassados.
“Que saibamos todos preservar o legado da Independência, como acontecimento que deve ser continuamente transmitido às gerações futuras, através de um trabalho de reconciliação, sobretudo, nas famílias, mediante clima permanente de harmonia para que a liberdade possa ter os seus reais frutos”.
Em relação à juventude, o prelado apelou ao reforço da educação dessa franja da sociedade para que saibam respeitar, preservar e cuidar dos bens postos à disposição das comunidades.
Apelou ainda aos cidadãos a absterem-se da tentação do egoísmo e procura por caminhos tortuosos que em nada contribuem para uma boa convivência social e desenvolvimento real do país. LJ/IMA/YD