Ondjiva - O Presidente da República, João Lourenço, chegou nesta quinta-feira à cidade de Ondjiva, Cunene, no quadro do acompanhamento dos projectos estruturantes de combate à seca no sul do país.
João Lourenço é proveniente da cidade do Lubango, província da Huíla, onde cumpriu uma visita de trabalho de 24 horas.
No Aeroporto 11 de Novembro, o Presidente angolano foi recebido pela governadora da província, Gerdina Didalewa, por membros do Executivo e autoridades locais.
No Cunene a agenda do Chefe de Estado prevê visita às obras do Hospital Geral do Cunene, uma unidade com capacidade para 220 camas, num investimento na ordem de 52 milhões de euros.
Ainda no Cunene, o Presidente João Lourenço tem previstas deslocações às localidades em que estão em curso a construção das barragens do Ndué, na Bacia do Cuando, e a de Calucuve, na Bacia do Cuvelai.
Trata-se de infra-estruturas que vão reforçar o abastecimento de água às comunidades, ao gado e irrigação de campos agrícolas.
Os dois projectos, cujas obras foram lançadas em 2021, estão inseridos no programa de combate à seca na província do Cunene.
Com as duas empreitadas, o Governo prevê beneficiar 136 mil pessoas, 260 mil cabeças de gado, para além de garantir a irrigação de 11 mil 600 hectares de terrenos agrícolas.
A Barragem de Calucuve, na bacia do Cuvelai, terá uma rede de canais, com uma extensão de 111 quilómetros e mais 44 chimpacas.
Já a barragem do Ndué terá uma rede de canais adutores de 75 quilómetros e mais 15 chimpacas.
Os dois projectos juntam-se ao Sistema de Captação do rio Cunene, a partir da região do Cafu, uma iniciativa "bem sucedida", que apoia milhares de famílias, bem como do gado. NE/LHE/AL