Luanda – Comícios e campanhas de mobilização dos eleitores por vários mercados do país marcaram a actividade dos concorrentes às eleições gerais de Angola, marcadas para 24 deste mês.
PHA
O Partido Humanista de Angola (PHA) aproveitou o 17º dia de campanha para concluir a formação dos seus delegados de lista nas províncias da Lunda Norte e Bengo.
Na Huíla, o partido liderado por Florbela Malaquias, única mulher dos oito concorrentes a Presidente da República, promoveu campanhas de mobilização porta-a-porta nos municípios Caconda, Chipindo e Cuvango.
P-NJANGO
O P-NJANGO realizou uma campanha porta-a-porta na cidade do Sumbe, província do Cuanza Sul, durante a qual a sua secretária executiva nesta região, Sandi Lucuta, apelou para a afluência em massa às urnas.
Durante a campanha, a política explicou aos eleitores o posicionamento do seu partido e do candidato a Presidente da República, Eduardo Jonatão Chingunji, no boletim de voto, bem como apresentou o programa de governação e o manifesto eleitoral.
UNITA
Esta quarta-feira, o cabeça de lista da UNITA, Adalberto Costa Júnior, voltou a falar, no município do Cuango, província da Lunda Norte, na criação de um pacto de estabilidade e crescimento, peça legislativa para a coordenação das políticas sociais e económicas do país.
Falando num acto de massas, afirmou que tal instrumento visa promover o diálogo com as forças políticas e a sociedade civil.
FNLA
Para impulsionar a sua campanha eleitoral na província do Uíge, o presidente da FNLA, Nimi a Simbi, exonerou o secretário provincial desta formação política, Pinto Luvambo, por falta de organização das estruturas do partido.
APN
O presidente da Aliança Patriótica Nacional, Quintino Moreira, manifestou-se a favor de salários justos para os agentes da Polícia Nacional, “como forma de dignificar esses profissionais, que muito se sacrificam para a estabilidade social”.
Ao discursar no Cuanza Norte, num acto de massas, no quadro da campanha eleitoral, o político prometeu pagar um salário acima dos 90 mil kwanzas, caso ganhe as eleições.
CASA-CE
O candidato a Presidente da Republica pela CASA-CE, Manuel Fernandes, orientou um acto de massas na província da Huila, onde prometeu dar maior dignidade ao efectivos das forças de segurança, melhorar o sistema de saúde e lutar por um ensino de qualidade, caso vença as eleições.
PRS
O líder do PRS, Benedito Daniel, reiterou na vila mineira de Cafunfu, município do Cuango, durante um comício, que se for eleito, vai melhorar o sistema nacional de ensino e da saúde, reabilitar as vias secundárias e terciárias, sobretudo na região leste de Angola e instituir o poder local.
MPLA
O partido no poder aproveitou a manhã desta quarta-feira para realizar um acto político de massas na província de Malange, sob orientação do seu candidato a Presidente da República pelo MPLA.
João Lourenço, que concorre a sua sucessão, defendeu, na ocasição, uma maior aposta na agricultura, para tornar o país autosuficiente na produção de alimentos.
Na busca pelos votos, o MPLA promoveu campanhas de mobilização porta-a-porta nas províncias do Namibe e Lunda Sul.