Bruxelas - A Comissão Europeia anunciou hoje uma verba de 50 milhões de euros de auxílio aos refugiados mais vulneráveis e comunidades de acolhimento na Turquia, noticiou a Lusa.
Segundo um comunicado, os fundos destinam-se a pagar serviços de cuidados de saúde especializados e permitirão ainda fazer face aos problemas que se colocam em matéria de protecção, nomeadamente de aconselhamento jurídico e de apoio psicológico.
Os 50 milhões de euros hoje aprovados reforçarão a rede de protecção social de urgência, que apoia actualmente 1,5 milhões de pessoas refugiadas na Turquia, designadamente através de assistência monetária para cobrir despesas indispensáveis como a renda da casa, os transportes, a alimentação e despesas médicas.
O financiamento de hoje faz parte do pacote de três mil milhões de euros anunciado pela Comissão Europeia em Junho de 2021 para apoiar os refugiados na Turquia até 2024.
Ao abrigo de um acordo com a União Europeia, a Turquia acolhe actualmente quatro milhões de refugiados, dos quais mais de 3,7 milhões são sírios que fugiram do conflito que assola o seu país há mais de 11 anos.