Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Trump considera Powell "demasiado lento" a baixar taxas de juro da Fed

    Angop logo
     Mundo           
  • Luanda • Quinta, 17 Abril de 2025 | 18h42
Presidente dos EUA, DonaldTrump
Presidente dos EUA, DonaldTrump
Divulgação

Washington - O Presidente dos EUA, Donald Trump, criticou esta quinta-feira o presidente da Reserva Federal dos EUA (Fed), Jerome Powell, que considerou "demasiado lento" a baixar as taxas de juro de referência, noticia a Lusa.

"Já é tempo do mandato de Powell terminar", escreveu Trump na sua plataforma Truth Social.

O segundo mandato do Presidente da Reserva Federal termina em Maio de 2026.

O Presidente dos EUA disse numa publicação na sua plataforma Truth Social que Powell foi "sempre Tarde Demais e Errado" e acrescentou que o presidente da Fed "devia ter baixado as taxas de juro, tal como o (Banco Central Europeu), há muito tempo, mas devia certamente baixá-las agora [...] a demissão de Powell não pode ser suficientemente rápida!".

O Banco Central Europeu (BCE) cortou hoje a sua taxa de juros de referência em 0,25 pontos para 2,25%.

A Presidente do BCE, Christine Lagarde, disse hoje que o BCE tinha de "lidar com o imprevisível" e mostrar-se "ágil", considerando impossível comprometer-se antecipadamente com uma trajectória de taxas de juro no contexto incerto da guerra comercial liderada pelos EUA.

A Presidente do BCE manifestou ainda a sua solidariedade para com o seu homólogo do banco central norte-americano, por quem disse ter "muito respeito".

Powell disse na quarta-feira que as tarifas de Trump colocam o Federal Reserve numa situação "complicada" e que as sobretaxas "quase certamente levariam a pelo menos um aumento temporário da inflação".

O líder republicano já tinha instado Powell, em 4 de Abril, a reduzir as taxas de juro, dizendo na altura que seria "o momento perfeito".

Desde o início do ano, a Fed tem mantido as suas principais taxas de juro entre 4,25% e 4,50%.

Donald Trump nomeou Jerome Powell para dirigir a Reserva Federal no seu primeiro mandato, em 2018, mas agora acusa-o de politizar o banco central americano.

Em Agosto passado, em plena campanha eleitoral, Donald Trump ameaçou a independência da agência, sugerindo que a Casa Branca poderia ter uma palavra a dizer sobre a política monetária.

O Presidente dos EUA não tem o poder de demitir directamente os dirigentes da Fed.

Powell disse no início de Abril que tencionava "permanecer no cargo até ao final do mandato" em 2026. AM

 



Fotos em destaque

Angola desperta interesse de empresários indianos

Angola desperta interesse de empresários indianos

 Segunda, 05 Maio de 2025 | 14h57


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+