Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Fórum na ONU impulsiona ideias inovadoras dos jovens

    Angop logo
     Mundo           
  • Luanda • Quarta, 16 Abril de 2025 | 20h20
Logotipo da ONU
Logotipo da ONU
Divulgação

Nova Iorque - Encerra quarta-feira o maior encontro mundial de jovens, o Fórum da Juventude, realizado anualmente na sede da ONU em Nova Iorque.

O evento fortalece a perspectiva de que os jovens não são apenas beneficiários do desenvolvimento sustentável, mas também agentes da mudança, que têm um papel relevante na construção da justiça social e da solidariedade global.

A secretária de Estado e da Igualdade de Portugal, Clara Rodrigues, falou à ONU News sobre a grande consulta que o país está a fazer com os jovens para promover o engajamento da juventude na acção climática.

“Portugal é de facto um país marítimo, um país voltado para o oceano. É um país voltado para toda esta riqueza que é o mar e, portanto, o governo português também está muito voltado para isso”, disse.

A juventude está imensamente envolvida nisso e tem sido auscultada. Aliás, o governo português está a criar a Agenda Nacional da Juventude, promoveu um sem-número de audições, percorreu o país inteiro ouvindo a juventude e as preocupações dos jovens sobre o clima, sobre os novos desafios “com estas agressões climáticas que temos sofrido”, sustentou.

Durante três dias, de 15 a 17 de Abril, representantes da juventude de vários países do mundo têm a chance de interagir directamente com os Estados-membros da ONU para compartilhar conhecimentos, ideias e soluções capazes de acelerar a implementação dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ODS.

Para as Nações Unidas, os jovens são uma “força poderosa”, que impulsiona a inovação e o progresso em níveis local, nacional e global.

O tema de 2025 é “Promover soluções sustentáveis, inclusivas, baseadas na ciência e em evidências para a Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável, sem deixar ninguém para trás”.

A Agenda terá como foco acções e compromissos concretos para alguns ODS específicos. Estarão em pauta os objectivos sobre saúde e bem-estar, igualdade de género, trabalho decente e crescimento económico, vida abaixo da água e parcerias estratégicas.

Algumas sessões envolvem ainda tremas transversais como a participação dos jovens na formulação de políticas, acesso a “empregos verdes”, oportunidades para a juventude na era digital e desafios como cibersegurança e uso ético da Inteligência Artificial.

O Fórum da Juventude é convocado pelo Presidente do Conselho Económicos e Social das Nações Unidas, Ecosoc, e organizado pelo Departamento de Assuntos Económicos e Sociais, Desa.

O evento conta ainda com a contribuição do Escritório da Juventude da ONU, a Rede Interagencial das Nações Unidas para o Desenvolvimento da Juventude, Ianyd, o Grupo Principal para Crianças e Jovens, Mgcy, e a Reunião Internacional de Coordenação de Organizações Juvenis, Icmyo. ADR

 



Fotos em destaque

Angola desperta interesse de empresários indianos

Angola desperta interesse de empresários indianos

 Segunda, 05 Maio de 2025 | 14h57


Notícias de Interesse

Logotipo da Universidade Rainha Ginga a Mbande

URNM vai produzir vacinas e soros antiofídicos  

 Quinta, 22 Maio de 2025 | 13h53

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+