Luanda - A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, prestigiou terça-feira, em Luanda, a cerimónia de abertura da 13ª edição do Festival Internacional de Jazz.
A sessão decorreu na tenda da baia de Luanda, local onde a Vice-Presidente recebeu cumprimentos do ministro da Cultura, Filipe Zau, do governador provincial, Manuel Homem, da administradora do município de Luanda, Milca Caquesse, e do director Regional da UNESCO para África Central, Paul Cousteré.
Antes do início do espectáculo, Esperança da Costa visitou a exposição de artes plásticas "amanhecer no mundo" e conversou com os criadores de artes.
O Festival do Dia Internacional do Jazz é uma realização do Projecto ResiliArt Angola e resulta da parceria entre a UNESCO, a American Schools of Angola (ASA) e o Governo de Angola, por meio da Bienal de Luanda – Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz e Não-Violência.
Este ano, o Jazz é celebrado sob o lema “Amanhecer no Mundo: Juntos pelo Crescimento Inclusivo, Educando pela Arte".
O evento, que termina quarta-feira, tem a participação de 40 artistas, entre nacionais e estrangeiros, e insere-se nas festividades do dia do jazz, assinalado mundialmente a 30 de Abril.
O mesmo tem como finalidade promover a cultura de paz, concorre para inspirar as gerações actual e vindoura mediante mensagens de paz, esperança e progresso social, a serem transmitidas pelos artistas nas suas actuações.
Recentemente, a organização confirmou a participação de artistas dos Estados Unidos da América, França, Israel, Portugal, Itália, Brasil, Gâmbia, Rússia, Moçambique e Turquia.
De Angola, ficou confirmada a presença da banda Sanguito Sax, com realce para o saxofonista Sanguito; dos artistas António Andrade, Álvaro Yeca, Alberto Mona, Sozinho Lopes, Frederico Binda, Salomão Edvânia da Costa, Pedro Masisa, Kindala e Sacananu Patrício. SJ/OHA