Luanda – A 7ª edição do Circuito Internacional de Teatro (CIT), a decorrer de 06 Julho a 10 de Setembro deste ano, nas províncias de Luanda, Bengo e Huíla, vai homenagear o centenário do Primeiro Presidente de Angola e Fundador da Nação, António Agostinho Neto.
A informação foi avançada em conferência de imprensa esta terça-feira, em Luanda, pelo membro da organização, Simão Paulino, ressaltando que por este facto vão ter em palco 100 grupos teatrais, dois dos quais provenientes de Moçambique e Brasil, que durante quatro dias vão representar algumas obras de Agostinho Neto, entre outras encenações.
Simão Paulino enfatizou que para o êxito desta homenagem e uma melhor representação nesta edição, realizaram no período do mês de Maio a Junho, um ciclo de formação sobre vários aspectos ligados ao teatro.
A homenagem surge pelo facto do CIT estar sempre em "casamento" com os ideias do Governo, pelo que não poderiam ficar dissociados dos festejos nacional do centenário de Agostinho Neto.
A gala de abertura acontecerá no dia 30 de Junho, no Centro Cultural Brasil Angola (CCBA), enquanto as exibições decorrerão no Elinga Teatro. Os espectáculos para adultos terão início as 19h00 e a infantil as 15h, os bilhetes estão a ser comercializados no local do evento no valor de 2000 Kwanzas.
Na gala de enceramento do CIT, marcada para 16 de Setembro, serão atribuídas 15 distinções nas categorias de melhor encenação, actor/actriz, cenário, luz cénica, figurino, texto dramático, público, prémio carreira, artista, grupo, etno-teatro (prémio Ubuntu), sonoplastia, artista revelação, interpretação de Neto e adaptação da história de Neto.
De caracter anual, o CIT começou a ser realizado em 2016, fazendo parte do Projecto Cultura para Todos e agrega os grupos teatrais Cia Enigma Teatro, Miragens Teatro, Companhia de Teatro Pitabel, Dadaísmo, Feloma Mussanzala e Imbondeiro Teatro, entre outros.