Icolo e Bengo - Proprietários de estabelecimentos privados de ensino, no município do Icolo e Bengo, foram aconselhados pelo director do Gabinete da Educação, Lopes Famoroso, a aumentarem o número de salas de aulas, se quiserem atingir a categoria de colégios.
Em entrevista à ANGOP, o responsável fez saber que o município do Icolo e Bengo tem um total 87 escolas, das quais 22 privadas.
Entretanto, revelou que entre os estabelecimentos privados, apenas um reúne condições e características apropriadas para ser considerado colégio.
"Da ronda que efectuamos constatamos que apenas uma instituição tem mais de sete salas e as demais têm menos de quatro, o que não conformam a característica de um colégio", rematou.
Por este facto, o director determinou aos proprietários desses estabelecimentos, a ampliarem e disporem todas as condições necessárias, até ao final do presente ano lectivo 2022/23, findo o qual, será retirada categoria de colégio aos infractores.
Lopes Famoroso reconheceu o Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), que está a construir, nas cinco comunas do município, igual número de escolas de sete salas cada, já em fase terminal, bem como uma outra de 12 salas, já concluída, na centralidade do Km44. AJQ