Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

ISP-Cuanza-Sul lança curso de especialização em enfermagem e mecanização agrícola

    Angop logo
     Educação           
  • Cuanza Sul • Quarta, 09 Abril de 2025 | 17h09

Sumbe - O Instituto Superior Politécnico do Cuanza-Sul lançou, esta terça-feira, na cidade do Sumbe, os cursos de especialização em Enfermagem Materna Infantil e de Mecanização Agrícola e Pecuária, soube a ANGOP.

Sob lema “ISP-Cuanza–Sul, construção de ponte para o futuro”, os cursos são financiados pelo programa da União Europeia de Capacitação do Ensino Superior na componente de pós-graduação (UNI.AO).

A formação tem uma duração de um ano e conta com 30 estudantes no curso de especialização de Enfermagem Materno Infantil e 24 em  Mecanização Agrícola e Pecuária .

No lançamento dos cursos, o director do gabinete da Educação na província do Cuanza-Sul, José Alfredo,  disse tratar-se de uma oportunidade para capacitação dos profissionais da saúde, com vista a viabilizar a promoção do bem-estar das mães e crianças na humanização dos serviços e assegurar a qualidade de vida.

Ressaltou que a especialização em Mecanização Agrícola e Pecuária surge no contexto importante em que os cidadãos estão mais conscientes sobre o grande papel da agricultura e da pecuária no processo de diversificação da economia.

Assegurou  que o Governo angolano continua adequar a rede de oferta formativa às necessidades reais da sociedade, assinando protocolos de cooperação com instituições internacionais, com vista formar quadros que possam assegurar o desenvolvimento sustentável.

Apelou aos profissionais a empenharem-se durante a formação para obtenção de melhores resultados.

Por sua vez, o peresidente do Instituto Superior Politécnico do Cuanza Su l(ISP), Raimundo Kwaya, disse que a instituição está a celebrar  o crescimento e evolução da instituição que procura destacar-se pela excelência no ensino e formação de profissionais após o sucesso no mestrado em protecção da planta.

Referiu  ser um privilégio expandir a oferta acadêmica com estas especializações que são fundamentais para o desenvolvimento da sociedade.

Ao intervir no acto, o assistente técnico do Programa de Apoio ao Ensino Superior - UNI.AO, Osvaldo Varela, esclareceu que o programa conta com o  financiamento da União Europeia  global de 13 milhões de euros, distribuídos entre outros, quatro milhões para o financiamento de cursos de pós- graduação e dois milhões para bolsas de estudo.

O programa de apoio ao subsistema de ensino superior no âmbito da pós- graduação visa contribuir para a formação de quadros qualificados de forma enfrentar os desafios actuais e futuros do país e promover a diversificação da economia angolana para alcançar  objectivos .

Constam dos objectivos, o fortalecimento do sub-sector do ensino superior apoiando a digitalização das informações e instrumentos de governação no domínio do ensino superior, bem como fortalecer as instituições e pessoas promovendo uma maior igualdade no acesso à pós graduação e progressão na carreira com ênfase para as mulheres.

Iniciado em 2019 e com término previsto para dezembro de 2025, o programa conta com o apoio do Ministério do Ensino Superior , Ciência , Tecnologia e Inovação  e financiado pela União Europeia, bem como a Agência de Cooperação Técnica “Expertise France”.

Presenciaram o evento o membros do governo, estudantes, docentes e entidades religiosas e tradicionais.SN/LC/ALH

 



Fotos em destaque

Angola desperta interesse de empresários indianos

Angola desperta interesse de empresários indianos

 Segunda, 05 Maio de 2025 | 14h57


Notícias de Interesse

Técnico do 1º de Agosto, Lazare Adingono

Adingono reitera crença para conquistar o título

 Quinta, 22 Maio de 2025 | 23h49

Técnico do petro de Luanda, Sérgio Valdeolmillos

Valdeomillos surpreendido com defesa agressiva

 Quinta, 22 Maio de 2025 | 23h36

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+