Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

IGAE: Detido professor por recebimento indevido de dinheiro

    Angop logo
     Educação           
  • Bié • Terça, 06 Junho de 2023 | 15h12
IGAE
IGAE
Cedida

Cuito – Um professor do Instituto Médio Técnico de enfermagem “Cmdte Bula do Bié”, na cidade do Cuito, foi detido por acto de corrupção e recebimento indevido de 185 mil kwanzas.

Segundo um documento da Inspecção-Geral da Administração do Estado (IGAE), que a ANGOP teve hoje acesso, inspectores da instituição apanharam, na segunda-feira, em flagrante delito, o docente com os referidos valores, recebidos indevidamente a 37 alunos, na razão de cinco mil kwanzas cada.

A detenção do professor foi na sequência de uma denúncia anónima, feita através da linha de atendimento ao público Call Center 119.

A nota adianta que o funcionário cometeu acto de improbidade pública, previsto da Lei n 3/10 de 29 de Março, Lei da função pública. O mesmo foi entregue aos oficiais do Serviço de Investigação Criminal, para ser apresentado ao magistrado do Ministério Publico, e este, ao juiz de garantia para aplicar a medida de coação pessoal.

A IGAE se instalou no Bié em Julho de 2021.

Até ao momento, realizou 25 acções de inspecção aos diversos sectores do governo, 20 acções de fiscalização das obras do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e quatro ligadas ao Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP).

Em 2022, recepcionou 164 denúncias, que resultaram na formalização de 16 processos contra funcionários públicos e outros 36 envolvendo agentes da ordem pública, escolares, hospitalares e 90 processos ainda por se averiguar. BAN/PLB



Fotos em destaque

Angola desperta interesse de empresários indianos

Angola desperta interesse de empresários indianos

 Segunda, 05 Maio de 2025 | 14h57


Notícias de Interesse

Logotipo da Universidade Rainha Ginga a Mbande

URNM vai produzir vacinas e soros antiofídicos  

 Quinta, 22 Maio de 2025 | 13h53

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+