Ondjiva – Mil e 829 alunos, dos quais 312 com necessidades educativas especiais, estão matriculados no ano lectivo 2022/2023, na escola “Rainha Nekoto, província do Cunene, mais 51 em relação ao período anterior.
A informação foi prestada esta sexta-feira pelo director Pedagógico da única instituição do ensino especial na província do Cunene, Orlando de Freitas, salientando que, dos alunos matriculados, 82 apresentam deficiência auditiva, 32 visuais, 12 motoras e 186 com deficiência intelectuais.
Fez saber que a instituição vocacionada ao ensino especial realiza acções com base na política de inclusão escolar, com o ensino do pré-escolar até a 6ªclasse.
O processo de ensino, disse, está a ser assegurado por 53 professores, sendo cinco especializados no acompanhamento educacional a pessoas com problemas de aprendizagem, deficientes visuais, auditivos, mentais e físicas.
O responsável considerou de satisfatória a taxa de inclusão de crianças com necessidades especiais no sistema de educação.
“Apesar das limitações em termos de espaços, a capacidade de absorção no sistema de ensino é cada vez mais satisfatória em relação aos anos anteriores, uma vez que os pais e encarregados de educação estão consciencializados sobre a importância da inclusão das crianças no sistema educacional”, enfatizou.
Em termos de material, realçou a disponibilidade de máquinas braillé, regletes, pulsões e papel braile.
No entanto, apontou o défice de dicionários da língua gestual angolana, de material de apoio ao ensino recursos multifuncional e de insuficiência de salas de aulas, como constrangimentos no sistema de ensino e aprendizagem.
O ensino especial na província do Cunene foi implementado em 2004, com a inauguração da escola Rainha Nekoto de Ondjiva.
Durante o ano lectivo de 2021/2022, foram matriculados mil e 778 alunos, com um grau de aproveitamento escolar de 62 por cento.