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Ensino especial absorve mais de mil alunos

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  • Cunene • Sexta, 30 Setembro de 2022 | 17h31
Escola do ensino especial ´Rainha Nekoto` no Cunene
Escola do ensino especial ´Rainha Nekoto` no Cunene
José Cachiva

Ondjiva – Mil e 829 alunos, dos quais 312 com necessidades educativas especiais, estão matriculados no ano lectivo 2022/2023, na escola “Rainha Nekoto, província do Cunene, mais 51 em relação ao período anterior.

A informação foi prestada esta sexta-feira pelo director Pedagógico da única instituição do ensino especial na província do Cunene, Orlando de Freitas, salientando que, dos alunos matriculados, 82 apresentam deficiência auditiva, 32 visuais, 12 motoras e 186 com deficiência intelectuais.

Fez saber que a instituição vocacionada ao ensino especial realiza acções com base na política de inclusão escolar, com o ensino do pré-escolar até a 6ªclasse.

O processo de ensino, disse, está a ser assegurado por 53 professores, sendo cinco especializados no acompanhamento educacional a pessoas com problemas de aprendizagem, deficientes visuais, auditivos, mentais e físicas.

O responsável considerou de satisfatória a taxa de inclusão de crianças com necessidades especiais no sistema de educação.

“Apesar das limitações em termos de espaços, a capacidade de absorção no sistema de ensino é cada vez mais satisfatória em relação aos anos anteriores, uma vez que os pais e encarregados de educação estão consciencializados sobre a importância da inclusão das crianças no sistema educacional”, enfatizou.

Em termos de material, realçou a disponibilidade de máquinas braillé, regletes, pulsões e papel braile.

No entanto, apontou o défice de dicionários da língua gestual angolana, de material de apoio ao ensino recursos multifuncional e de insuficiência de salas de aulas, como constrangimentos no sistema de ensino e aprendizagem.

O ensino especial na província do Cunene foi implementado em 2004, com a inauguração da escola Rainha Nekoto de Ondjiva.

Durante o ano lectivo de 2021/2022, foram matriculados mil e 778 alunos, com um grau de aproveitamento escolar de 62 por cento.

 



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