Cuito – O subsistema da educação pré-escolar no país ainda apresenta inúmeros desafios para responder a demanda e dar resposta às necessidades da melhoria da qualidade formativa desejada nos restantes níveis de ensino.
A afirmação é do secretário de Estado para a Educação Pré-escolar e Ensino Primário, Pacheco Francisco, que falava hoje, no Cuito, durante a I Conferência Científica em Educação de Infância, realizada pela Escola Superior Pedagógica do Bié.
O responsável, que dissertava o tema “A classe de iniciação nas escolas do ensino primário: Cuidados e atenção necessária”, disse que este subsistema, considerado pilar para assegurar a qualidade formativa nos níveis subsequentes de ensino, necessita de mais centros de infância e escolas do ensino primário com condições adequadas para albergar as crianças com a faixa etários dos três meses aos seis anos.
De acordo com o secretário de Estado, estes problemas, apesar de serem antigos, exigem a sua resolução urgente, a julgar pelos desafios que se impõem na melhoria da qualidade formativa no país.
Acrescido a situação, prosseguiu, está a falta de professores qualificados, o que também tem interferido na garantia da educação qualitativa das crianças.
Em termos estatístico, revelou que o país conta com mil e 515 creches, das quais apenas 171 são públicas, uma realidade que está muito aquém do desejado, e, por conta disso, tem encarecido o ensino pré-escolar.
Em função disso, Informou que, no presente ano lectivo, foram apenas matriculados 739 mil e 329 alunos na classe de iniciação, só nas escolas primárias, um número que, não obstante ser superior ao subsistema do ensino superior, ainda não é satisfatório, por existir muitas crianças fora das salas de aula.
Para mudar o quadro, salientou que o ministério tem solicitado aos administradores municipais, para que, dentro dos programas públicos, invistam mais no sector, com a construção de mais centros e escolas do ensino primário, com recurso a material local.
Já o chefe de Divisão da Unidade Técnica de Gestão do Plano Nacional de Formação de Quadros do Gabinete de Quadros da Presidência da República, Edgar Jacob, disse que o Governonangolano tem gizado várias políticas tendentes à melhoria da qualidade de ensino no país, sobretudo no pré-escolar.
Destacou o programa de formação do pessoal docente, que visa, entre outros objectivos, que a educação pré-escolar e ensino primário sejam desempenhados por profissionais devidamente qualificados e com bom desempenho.
Referiu que o programa, implementado pelo Ministério da Educação e do Ensino Superior, tem permitido a execução, entre várias acções, da formação de mestres e doutores em metodologias de ensino, onde se destaca o mestrado em educação pré-escolar, a ser ministrado pelo Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla.
Dos quadros já formados,muitos dos quais são da província do Bié e contribuem com o seu saber na Escola Superior Pedagógica local.
A I Conferência Científica em Educação de Infância foi testemunhada pelo governador da província, Pereira Alfredo, e pelo secretário de Estado para a Educação e Ensino Pré-escolar, Pacheco Francisco.
O evento ficou marcado com a inauguração de uma ludoteca comunitária, denominado “Eu brinco e aprendo”, que se destina a albergar crianças desfavorecidas dos bairros arredores, para garantir a educação da primeira infância e a aprenderema ler a escrever, com jogos de leitura.
O projecto resulta da responsabilidade social desta instituição de ensino superior.
Durante a actividade realizada ainda conferências magistrais, apresentação de trabalhos em comissões científicas, uma actividade músico-cultural e uma feira estudantil.
A Escola Superior Pedagógica do Bié, criada em 2009, é uma das duas instituições públicas a funcionar nesta região centro/sul do país, juntamente com o Instituto Superior Politécnico do Bié .
A nível do Bié existem ainda três instituições de ensino superior privado, nomeadamente a Universidade Internacional do Cuanza, Instituto Superior Politécnico do Cuito e o Instituto Superior Politécnico “Ndunduma”. VKY/PLB